‘Não há mal que sempre dure’: novo clipe de Zeca Baleiro dialoga com luta contra projetos de Bolsonaro


08/09/2021 - Helcio Duarte Filho
#SOS Serviço Público: Cantor estará no evento em defesa dos serviços públicos e contra a 'reforma' administrativa nesta quarta (8).

Trecho da música ‘Respire’, que ganhou um novo clipe musical dos cantores e compositores Chico César e Zeca Baleiro, afirma: “Não há mal que sempre dure”. A mensagem nascida em meio ao isolamento da pandemia e do quadro político do país dialoga com o evento virtual #SOSServiçoPúblico, que acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 20 horas, e terá a participação de Zeca Baleiro.

A atividade é organizada pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Público Federais), do qual a Fenajufe faz parte, e será transmitida pelas redes sociais das entidades – entre elas a página do Facebook do Sintrajud, que apoia e participa da iniciativa.

A canção aborda os tempos de pandemia da covid, o isolamento e traz evidentes referências políticas ao momento pelo qual passa o Brasil: “Não se entregue não/Ainda tem chão, respira/Sei que falta ar/Mas de algum lugar, a gente tira/Não há mal que sempre dure”. A direção e o roteiro do clipe é da fotógrafa Silvia Zamboni. Ele contrapõe os dois artistas em planos diferentes, acompanhando a passagem de tempo durante a pandemia de suas casas.

Tanto Zeca Baleiro quanto Chico César já se posicionaram reiteradas vezes em oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro e seus projetos. Também participaram, nos últimos meses, de outros eventos que tinham a defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores como mote. Zeca compartilhou em sua conta no Twitter mensagem de divulgação do evento.

Também confirmaram presença no ato-show #SOSServiçoPúblico o ator Paulo Betti, que gravou mensagem contra a PEC 32, a atriz Julia Lemmertz e a atriz e cantora Simone Mazzer.

PEC 32

A ‘reforma’ administrativa está para ser votada na comissão especial da Câmara que analisa seu mérito. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse querer votá-la ainda em setembro no Plenário. A campanha #SOSServiçoPúbico é parte dos movimentos que tentam impedir que isso prossiga.

Assista ao clipe:

“Respira”

Não se entregue não
Ainda tem chão, respira
Sei que falta ar
Mas de algum lugar, a gente tira
Não há mal que sempre dure

Meu amor procure
Apenas estar
E não entrar na pira
Respira, respira

Não se renda não
Vida sem razão, mentira
Ande no pomar
Que um dia em seu olhar florira

Toda chuva um dia passa
Veja na vidraça
O sol a brilhar
Sobre o ódio, a ira
Respira, respira

Nada terminou
Nunca termina
A sombra ilumina
A luz que apagou

Nada terminou
Nunca termina
A sombra ilumina
A luz que apagou

Não se renda não
Vida sem razão, mentira
Ande no pomar
Que um dia em seu olhar florira

Toda chuva um dia passa
Veja na vidraça
O sol a brilhar
Sobre o ódio, a ira
Respira, respira

Nada terminou
Nunca termina
A sombra ilumina
A luz que apagou

Compositores: Chico César e Zeca Baleiro

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Generic selectors
Apenas termos exatos
Buscar nos títulos
Buscar nos conteúdos
Buscar em Publicações
Buscar nas páginas