Mobilização no aeroporto de Brasília contra a ‘reforma’ alerta deputados: ‘Se votar, não volta!’


21/09/2021 - Helcio Duarte Filho
Agora à tarde servidores se concentram em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, no segundo ato unificado do dia contra a PEC 32.

Servidores no Aeroporto JK. Crédito: Valcir Araújo.

Trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos de vários estados do Brasil e do Distrito Federal iniciaram cedo a mobilização contra a PEC 32 no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, nesta terça-feira, 21 de setembro. O movimento contra a ‘reforma’ administrativa que o presidente Jair Bolsonaro tenta aprovar para os serviços públicos ganhou mais força nas últimas semanas. Também nesta terça, a partir das 14 horas, acontece ato em frente à Câmara dos Deputados. O Sintrajud participa com uma delegação de servidoras e servidores das mobilizações desta semana em defesa dos dos serviços públicos.

Os parlamentares que passaram pelos aeroportos de seus estados e da capital federal nesta manhã ouviram um coro uníssono e ensurdecedor: “Se votar, não volta!”.

No início da tarde desta terça, o relator da ‘reforma’ administrativa, Arthur Maia (DEM-BA), apresentaria a terceira versão do parecer para a matéria, que será analisada pelo Jurídico e a direção do Sindicato. O governo Bolsonaro busca votos e apoio para colocar a proposta em pauta tanto na comissão especial quanto no Plenário da Câmara. Este aspecto foi destacado na Plenária Nacional Contra a PEC 32, realizada virtualmente na noite desta segunda (20), quando se ressaltou a necessidade de ampliar as mobilizações nas ruas e nas redes sociais para impedir que o governo consiga votar a proposta.

“São importantes essas atividades unitárias que contribuem no sentido de acumular forças para chegar ao ponto de derrota da PEC 32, a PEC da destruição dos serviços públicos. Relembrando que na semana passada houve um processo de mobilização que é fruto de muitos meses, que por forças de uma construção unitária mostrou que estamos mais próximos, ainda, dessa possibilidade de derrubar a PEC. Tivemos grandes mobilizações em Brasília, tivemos mobilizações pelos aeroportos no Brasil inteiro, tivemos mobilizações virtuais. Lembrando que estamos levando a pauta da PEC 32 a um grande número de mobilizações. Levamos em todos os Atos da campanha Fora Bolsonaro a discussão da importância de derrotarmos a PEC 32, denunciando o que ela representa, que ela se trata, de fato, da destruição dos serviços públicos”, disse, durante a live, o servidor Fabiano dos Santos, diretor do Sintrajud e da Fenajufe, falando pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

* Colaborou: Luciana Araujo. Atualizado às 15h46 de 21/09/2021, para correção da informação sobre a apresentação do novo parecer, que mais uma vez foi adiado.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM