Ministro João Otávio de Noronha é eleito novo presidente do STJ e do CJF

07/06/2018 - helio batista

O ministro João Otávio de Noronha foi eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF) para o biênio 2018-2020, em substituição à ministra Laurita Vaz.

Noronha foi escolhido por aclamação nesta quarta-feira (6), em sessão do Pleno do STJ, que também escolheu para a vice-presidência a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

O posto de corregedor nacional de Justiça, hoje ocupado pelo ministro, passará a ser exercido por Humberto Martins. Os eleitos tomarão posse no final de agosto.

O presidente eleito afirmou que sua gestão deve priorizar a adoção de ferramentas tecnológicas para acelerar a prestação jurisdicional. “Quero ser presidente do mais eficiente tribunal deste país”, disse.

Os servidores do Judiciário Federal esperam que Noronha use sua liderança nos cargos que passará a ocupar para “assegurar os direitos dos trabalhadores e da população”, disse o servidor da JF Santos e coordenador da Fenajufe Adilson Rodrigues.

“Que sejam garantidas as condições de trabalho dos quase 40 mil servidores da Justiça Federal e o respeito aos seus direitos fundamentais, como a correção anual de salários, ao invés da compra de carros de luxo”, declarou Adilson, mencionando a recente renovação da frota de veículos do STJ, providenciada pela atual gestão.

Noronha é ministro do STJ desde dezembro de 2002, tendo antes feito carreira como advogado do Banco do Brasil. Nascido em Três Corações (MG), também foi ministro do TSE de 2013 a 2015 e era corregedor-geral eleitoral nas últimas eleições, em 2014.