Marcha das Mulheres negras acontece nesta segunda, 25 de julho


25/07/2022 - Shuellen Peixoto
Manifestação marca o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e de Tereza de Benguela; ato acontece a partir das 17h30, na Praça da República.

Nesta segunda-feira, 25 de julho, o Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis participará da manifestação que marca o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.  A Marcha das Mulheres Negras, será a partir das 17h30, na Praça da República.

Tradicionalmente, todo dia 25 de julho, a Marcha das Mulheres Negras toma as ruas de São Paulo para denunciar as violências potencializadas pelas condições de gênero e raça impostas no Brasil à população negra. No entanto, o ato não aconteceu nos últimos dois anos por conta das restrições impostas pela pandemia de Coronavírus.

Este ano, o lema da manifestação na rua será “Nem fome, nem tiro, nem cadeia, nem Covid: Parem de nos matar! Mulheres negras nas ruas e nas urnas para derrotar o fascismo, o racismo, a LGBTfobia e o genocídio! Por comida, emprego, educação, saúde e demarcação das terras quilombolas e indígenas! Por nós, por todas nós, pelo Bem Viver”.

O Coletivo de Mulheres do Sintrajud participa da Marcha e realiza atividades para marcar o Dia de Tereza de Benguela desde a sua fundação.

Dia da Mulher Negra Latino-americana e de Tereza de Benguela

O 25 de julho foi instituído no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. No Brasil, desde 2014 a efeméride resgata também a história da primeira mulher a comandar um quilombo – território de resistência à escravização e embriões de organizações sociais de tipo republicano, não centralizados e hierarquizados com base em critérios dinásticos. Tereza de Benguela foi reconhecida na historiografia como líder do Quilombo do Quariterê, atual Estado do Mato Grosso, por ao menos quatro décadas.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM