Manifestação nacional contra a PEC 32 leva defesa dos serviços públicos à Praça dos Três Poderes

30/04/2021 - Helcio Duarte Filho
Durante o ato realizado nesta sexta-feira em Brasília, servidores afirmaram que a PEC 32 'destrói' serviços públicos em meio à pandemia que já conta 400 mil mortes.

Servidores caminham na Esplanada dos Ministérios (crédito: Divulgação/Fonasefe).

Servidores públicos realizaram, na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília, manifestação com representações da categoria na qual afirmaram que a ‘reforma’ administrativa é um passo para o desmonte dos serviços públicos. Na véspera do 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, os manifestantes expuseram faixas e cartazes que associavam a ‘reforma’ que o governo federal tenta aprovar a um ataque a conquistas da classe trabalhadora materializadas em serviços públicos e gratuitos.

Organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, o ato contra a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020 ocorreu na Praça dos Três Poderes e teve a participação da federação nacional (Fenajufe) . O protesto também defendeu a vacinação urgente de toda a população, auxílio emergencial de R$ 600,00, com medidas de isolamento social, e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, cujas políticas negacionistas foram responsabilizadas por levar o país a ultrapassar a marca de 400 mil mortes por covid-19.

A caminhada até a Praça dos Três Poderes teve paradas em frente ao Ministério da Economia e no Congresso Nacional – no momento em que ocorria mais uma audiência pública sobre a PEC 32 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Balões inflados a gás com frases defendendo o fim do governo Bolsonaro e referências às 400 mil mortes na pandemia foram levados ao ato, mas não chegaram a ser lançados ao ar por imposição da Polícia Militar de Brasília.