Luto: letalidade da covid-19 faz novas vítimas na categoria


24/03/2021 - Luciana Araujo
Dois servidores do TRT-2 foram vítimas fatais da doença em apenas cinco dias; servidora aposentada e ex-diretora do Sindicato se recuperou, mas perdeu o marido. No TRF, colega aposentado perdeu a batalha contra um câncer, sem covid, mas pandemia inviabiliza as despedidas do conjunto dos amigos.

Na semana em que o país ultrapassou a trágica marca dos 300 mil óbitos em decorrência da covid-19, a categoria judiciária em São Paulo homenageou colegas que faleceram no último ano vítimas da doença. Nos últimos cinco dias mais dois colegas foram vitimados pela síndrome causada pelo novo coronavírus: os servidores do TRT-2 Kaneo Antonio Nakashima e Álvaro Antônio Fernandes Tavares.

Álvaro Antônio (arquivo pessoal).

“As pessoas precisam saber que essa doença não é brincadeira. Eu também tive a covid e fiquei duas semanas de cama, muito mal, e mesmo assim ajudando a cuidar dele, mas felizmente meus sintomas foram mais fracos”, afirmou à reportagem a esposa de Álvaro, Meire. No último período o servidor estava lotado na Seção de Bens Permanentes do Tribunal. Álvaro faleceu na última segunda-feira (22) e deixa a viúva e quatro filhos adultos.

Kaneo Nakashima (arquivo pessoal).

Kaneo Nakashima deixa viúva e três crianças. O servidor estava lotado mais recentemente no gabinete do desembargador Rafael Edson Pugliese Ribeiro, que no ano passado divulgou um alerta contundente em defesa das medidas de prevenção ao  coronavírus e contra a retomada de audiências presenciais. O óbito aconteceu na sexta-feira (19).

Na ‘Sala de Luta do PJU e MPU’, que reuniu via plataforma Zoom foi exibido um vídeo em homenagem às vítimas da covid-19 na categoria em todo o país cujos falecimentos foram informados às entidades sindicais. As histórias de vida destes colegas vêm sendo compiladas pelos sindicatos e a Fenajufe. O texto lido no vídeo é uma composição da servidora aposentada do TRE e ex-diretora do Sindicato Ana Maria Fevereiro e foi lido pela também servidora do TRE Cláudia Sperb e as colegas Luciana Martins Carneiro (do TRF) e Beatriz Massariol (oficiala de justiça lotada na CEUNI), todas atualmente integrantes da direção executiva do Sindicato. Assista ao vídeo no fim deste texto.

Em São Paulo, além de Kaneo e Álvaro, o Sintrajud foi notificado das mortes de outros nove colegas: Clarice Fuchita Kestring, oficiala do TRT-2; José Palitot Júnior, oficial do TRT-2 que estava fora da atividade externa; Nádia Graça Molina, aposentada do TRT; Roberto José Alberto ‘Balalaica’, servidor da JF na capital; Marcos Costa Moreira, aposentado do TRE; Andréia Lopes da Silva Maricato, servidora da educação requisitada a cartórios eleitorais na região de Campinas há 20 anos; Cristina Motta Galvão, ex-diretora do núcleo administrativo da JF em Americana; Sérgio Vicente Sales, servidor do TRE e Sidinei Silva Martins, do TRF. O TRT divulgou ontem relatório da Secretaria de Saúde informando que outros três servidores, cujos nomes não foram informados ao Sindicato em virtude do sigilo médico.

Superação e perda

Waldir Ferreira, esposo da ex-dirigente Carmen Dora (arquivo pessoal).

Em tratamento de um câncer, o marido da ex-diretora do Sindicato Carmen Dora de Freitas Ferreira testou positivo para a covid no dia 17 de dezembro. “Eu também testei e cheguei a ficar cinco dias internada, meu filho, felizmente não precisou de internação. Eu e Waldir passamos a noite de Natal internados”, disse Carmen à reportagem. Desde 2 de janeiro Waldir estava em UTI, e as sequelas da síndrome geraram complicações do câncer.

Aposentada do TRT-2, Carmen passou dez dias internada, superou a doença mas perdeu o marido, major da PM aposentado, no último dia 13. A internação de Waldir se deu em razão da covid, mas a fragilidade do organismo e as sequelas da síndrome dificultaram a recuperação dele. “Foram 45 anos de casamento que agora e saudade. Waldir deixou um legado de reverência a Deus, amor, paciência e alegria. Um dia nos reencontrarem na eternidade”, disse ainda a servidora aposentada.

“Essa doença é séria, as pessoas precisam se cuidar e todo o cuidado é pouco, porque o Waldir não saia de casa a não ser para ir ao médico, sempre de máscara, com o uso de álcool gel, todos os procedimentos de limpeza. A gente limpava até as fechaduras da casa ao entrar”, declarou Carmen. “Eu sobrevivi à covid, precisamos reforçar a necessidade de as pessoas se preservarem, não fazerem aglomerações e se cuidarem”, alerta Carmen Dora.

O câncer levou outro dos nossos

José Luiz Sebastião foi mais uma perda neste período em que as despedidas tornaram-se mais difíceis pelo isolamento social necessário. Os velórios são limitados pelas regras sanitárias mesmo nos casos em que a pessoa não contraiu a covid, colegas dos grupos de risco ficam impedidos de comparecer às cerimônias fúnebres.

Servidor do TRF, aos 69 anos José Luiz também lutava contra um câncer. A batalha teve fim no dia 13 de março. Conhecido pelo sorriso fácil e as chamadas “resenhas” sobre a realidade, José Luiz ingressou no Poder Judiciário da União em 1986 e era sindicalizado desde 1998.

Homenagens e solidariedade

A direção e funcionários do Sintrajud manifestam pesar às famílias dos servidores falecidos e colegas, bem como ao conjunto das 300 mil famílias que hoje choram as mortes decorrentes do coronavírus e da política governamental que alimenta a disseminação da pandemia e alça o Brasil a um dos países no mundo que mais mata sua população por covid-19.

As perdas contadas aos milhares todos os dias e o colapso dos sistemas de saúde em razão do descontrole da pandemia são parte da mobilização deste dia 24 de março porque a luta em defesa da vida torna-se a cada dia mais concreta no país. É uma urgência garantir vacinação para toda a população, liberar o orçamento da União para garantir mais investimentos no SUS e assegurar a possibilidade de realizar concursos para ampliar as equipes de atenção à saúde do conjunto dos brasileiros.

Assista abaixo à homenagem às vítimas da covid-19 no PJU:

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM