Luto e solidariedade: o carinho e as boas lutas de Assunta Gaspari


20/12/2024 - Helcio Duarte Filho
A Diretoria do Sintrajud lamenta a morte da servidora aposentada Assunta Maria de Gaspari, que faleceu na quinta-feira (19), aos 63 anos

A servidora Assunta Maria de Gaspari era uma atuante participante de atividades do sindicato e integrava o Núcleo dos Aposentados, mas não se restringia a ele.

Há cerca de três anos, a defesa de direitos da categoria e dos serviços públicos prestados à população a fez abraçar com vigor a vitoriosa luta para impedir a ‘reforma’ administrativa do governo passado, a PEC32.

A participação nesta luta incluiu idas a Brasília, espaço de sucessivas manifestações do funcionalismo. “Foram nessas caravanas que nos aproximamos muito”, observa a servidora Luciana Carneiro, destacando a presença atuante de Assunta nas atividades e nas boas lutas – lembrando ainda e já com saudades dos momentos de militância e de afeto que viveu com Assunta – como as tardes de bolo e café na casa dela. 

Também integrou a luta em defesa do direito à aposentadoria digna e contra outra reforma, esta da Previdência, recordou Matilde Gouveia, aposentada do TRT2, que esteve com ela neste movimento coletivo. “A Assunta era extremamente alegre, cheia de vida, sempre demonstrando grande engajamento e disposição nas causas a que se propunha”, observou.

A servidora Rosana Nanartonis, servidora do TRE-SP e diretora do Sintrajud, também se recorda assim de Assunta. “Vamos guardar a lembrança de uma pessoa alegre e sorridente. Que Deus a receba com muito amor e ampare os familiares”, disse.

Aposentada do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e sindicalizada ao Sintrajud, Assunta faleceu na quinta-feira, dia 19 de dezembro de 2024, aos 63 anos, após uma dolorosa batalha contra uma enfermidade.

As cerimônias de despedida ocorrerem ao final da manhã e início da tarde desta sexta-feira (20), no Cemitério e Crematório Valle dos Reis, em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo.

Dirigentes sindicais e funcionários do Sintrajud lamentaram a triste notícia, se solidarizando com familiares, amigos e colegas. “Vamos sentir muita saudade. Ela partiu e nos deixou um carinho muito grande e boas recordações”, resume Luciana, ex-dirigente do Sintrajud e da coordenação da federação nacional.



TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM