Luta pelo reajuste da indenização de transporte vai marcar Dia Nacional do Oficial de Justiça

23/03/2022 - Hélio Batista Barboza
Segmento prepara mobilização para esta sexta-feira, 25 de março; beneficio está congelado enquanto combustíveis sobem

O Dia Nacional do Oficial de Justiça é comemorado em 25 de março, a próxima sexta-feira, embora alguns estados celebrem a data em dias diferentes, conforme leis regionais (no Estado de São Paulo, o Dia do Oficial de Justiça é 5 de setembro, de acordo com a Lei 3.418, de 24 de junho de 1982).

Neste ano, o Dia Nacional será marcado por uma mobilização de oficiais de todo o país pelo reajuste da indenização de transporte (IT), congelada desde 2017 na Justiça Federal e desde 2015 na Justiça do Trabalho.

A alta dos combustíveis dificultou ainda mais a situação desses servidores, que utilizam os próprios veículos para o desempenho de suas funções.

Segundo cálculos do economista Washington Moura Lima, assessor do Sintrajud e de outras entidades sindicais, o valor atual da IT na Justiça Federal – R$ 1.479,47 – apresenta defasagem de mais de 30% em relação à inflação acumulada desde o último reajuste. Se atualizado pelo INPC ou pelo IPCA, o valor passaria dos R$ 1.920.

Os combustíveis, no entanto, subiram ainda mais do que a inflação. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), no período de 12 meses até meados de março o preço médio da gasolina subiu 29,8% e o do gás natural veicular (GNV) saltou 46%. Desde 2005, a gasolina aumentou 193,99% e o álcool, 237,40%. Para recuperar o valor perdido nesse período, a IT precisaria ultrapassar os R$ 3.900.

O Sintrajud apoia a mobilização dos oficiais de justiça e reforça a cobrança aos órgãos superiores do Judiciário pelo reajuste da IT.

Assembleia Geral

A mobilização dos oficiais em torno da indenização de transporte se soma à do restante da categoria e de todo o funcionalismo público para romper o congelamento salarial. Só nos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro (PL) as perdas já chegam 19,99%%.

Depois da expressiva participação no ato de protesto do último dia 16 em Brasília os servidores do Judiciário Federam em São Paulo realizam assembleia geral nesta quarta-feira, 23, para deliberar sobre a deflagração de greve.

Clique aqui para participar da assembleia