Live sobre diversidade das mulheres marca Dia do Orgulho LGBTQIA+

29/06/2021 - Shuellen Peixoto
Escritora Frida Pascio e servidora Savina João participaram da transmissão e debateram a luta pela igualdade dos direitos e combate a opressões.

Para marcar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), o Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis, realizou uma live nesta segunda-feira com o tema “A diversidade de ser mulher”. Com a presença da servidora do TRT-2 Savina João (atriz formada pela Universidade de Brasilia) e da escritora Frida Pascio Monteiro (mulher trans e  mestra em Educação Sexual pela Unesp), a transmissão lembrou as conquistas da população homoafetiva e gênero-diversa e o surgimento da data de celebração do orgulho e da diversidade.

O dia do orgulho LGBTQIA+ é comemorado desde 1969, e é produto da luta por direitos da população homoafetiva, em memória de lideranças lésbicas, transexuais, travestis e gays que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Manhattan, Nova Iorque (EUA), e eram frequentemente reprimidos pela polícia local, até que naquele 28 de junho decidiram resistir e se levantar contra a opressão homofóbica em protestos que ficaram conhecidos internacionalmente como o mais marcante fato da história do movimento pelo reconhecimento à diversidade sexual. “A revolta de Stonewall também reuniu outros movimentos, como os Panteras Negras, de luta antirracista, e as pessoas que lutavam contra a guerra do Vietnã. Reunidos, fizeram um manifesto e realizaram o que ficou conhecido como a primeira Parada Gay, reunindo dez mil pessoas. O movimento se espalhou pelo mundo e hoje temos no Brasil a maior parada LGBTQIA+ do mundo, que junta cerca de 1,5 milhão de pessoas”, lembrou Frida Pascio.

Na mediação do debate, a servidora aposentada da Justiça Federal e ex-diretora do Sindicato Fausta Camilo Fernandes, que atua no Coletivo Mães pela Diversidade, lembrou as conquistas da população LGBTQIA+.  “É importante lembrar que o Sintrajud está na luta pelos direitos da categoria e da classe trabalhadora há 25 anos, e isto inclui a luta por igualdade e o combate a todas as formas de opressão. Este coletivo é fruto disso, assim como termos hoje 50% de mulheres entre os diretores do Sindicato”, afirmou Fausta.

Frida destacou que, mesmo com os avanços, a realidade da população LGBTQIA+ no Brasil ainda é de muita violência, liderando o ranking de países mais matam pessoas transexuais no mundo. “Infelizmente essa é uma realidade que ainda nos assola. Somos vítimas de violência. Em momentos de crise somos os primeiros a ser demitidos, nós e as mulheres e negras e negros que, em geral estão em cargos mais precarizados. A forma de combater a opressão é combatendo o capitalismo, que utiliza a opressão como parte do sistema”, destacou a escritora.

Na opinião de Savina João, a luta para acabar com todas as formas de opressão passa pela derrubada do governo Bolsonaro e da mentalidade retrógrada que ganhou espaço na sociedade brasileira. “As pessoas utilizam de noções [anunciadas como] “cristãs”, que são diferentes de práticas religiosas,  para destilar ódio e violência sistematicamente. O fato de eu ser mulher, homoafetiva, candomblecista e militante dos direitos humanos não facilita minha vida. São noções que são usadas o tempo o inteiro contra mim, inclusive no meu local de trabalho, onde já sofri assédio”, ressaltou.

A integra do debate está disponível no Facebook e o YouTube do Sindicato.

Próximas atividades

A live foi mais uma atividade do ciclo de formação organizado pelo Coletivo de Mulheres do Sintrajud, que já teve o curso sobre ‘Introdução ao feminismo’, conduzido pela juíza do Trabalho no TRT-15 Patrícia Maeda, integrante da Comissão Anamatra Mulheres, da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas, e sobre “Feminismo Classista”, com a jornalista Ana Carolina Andrade.

A próxima atividade está marcada para o dia 8 de julho (quinta-feira), será o Boteco Feminista, o objetivo é reunir as colegas da categoria em um momento de descontração para dar sequência aos debates sobre as lutas das mulheres.