Live do Fonasefe: os rumos da mobilização e o anúncio de um possível reajuste de 5%

20/04/2022 - Helcio Duarte Filho
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais promove, nesta quarta-feira (20), a partir das 18 horas, uma live na qual será debatido o anúncio unilateral e sem formalização pelo governo de um possível reajuste de 5% para o conjunto do funcionalismo.

Até a publicação deste texto não havia confirmação ou formalização sobre a “proposta” anunciada pelo governo Jair Bolsonaro via mídia de que seria possível conferir 5% de reajuste a todas as carreiras do funcionalismo. A mensagem do Planalto também contradiz o que vinha sendo o discurso oficial até aqui, e apesar disso está ainda bem distante dos 19,99% reivindicados pelo conjunto das categorias — referentes às perdas salariais acumuladas ao longo dos três primeiros anos de Bolsonaro na Presidência.

A mudança, ao que parece, reflete a movimentação do funcionalismo — que contestou desde dezembro passado a intenção do governo de conceder reajustes apenas para as áreas de segurança da administração federal. Está em curso a construção de uma greve conjunta  de servidores federais e dois setores já estão em greve neste momento: servidores do INSS e do Banco Central.

A transmissão ao vivo será via Facebook e Youtube das entidades nacionais. Durante a atividade, o Fórum convida também as categorias a usarem as hashtags #greve #sosserviçopúblico e #reajustejá.