Live desta segunda às 17h30 debate luta contra redução salarial

15/06/2020 - Luciana Araujo
PEC da deputada Carla Zambelli, ameaças do governo e julgamento de ações no STF contra aumento das alíquotas previdenciárias estão na pauta, a partir das 17h30.

A vigésima oitava transmissão ao vivo do Sindicato acontece nesta segunda-feira (15 de junho), às 17h30, e vai debater a necessidade de reforçar a luta contra a política de redução salarial que governo e Congresso Nacional seguem pautando contra os servidores. Há anos o funcionalismo público vê o direito constitucional à revisão anual de salários ser desrespeitado, o que implica em diminuição do poder de compra dos salários. A partir de março deste ano os trabalhadores do setor público já tiveram redução salarial nominal com as novas alíquotas da Previdência imposta com a ‘reforma’ imposta pelo governo Bolsonaro e o parlamento no final do ano passado. A live será transmitida no Facebook, no YouTube e aqui pelo site.

Também será debatida a movimentação dos deputados Rodrigo Maia (DEM/RJ), que tenta ressuscitar projetos como os do Plano ‘Mais Brasil’ – apresentado pelo governo ao Senado em novembro passado – e Carla Zambelli (PSL/SP), que apresentou nova proposta de emenda constitucional para reduzir salários no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Para que a proposta de Zambelli prospere e inicie a tramitação é necessário que ao menos um terço dos deputados subscrevam o texto. O Sindicato já iniciou campanha de denúncias contra quaisquer propostas nesse sentido e vai denunciar os parlamentares que apoiarem a ‘PEC Zambelli’.

Redução salarial de volta à pauta do STF

Nesta sexta-feira também estão na pauta do Supremo Tribunal Federal ações diretas de inconstitucionalidade sobre o aumento das alíquotas previdenciárias e os embargos da União à decisão da Corte reconhecendo o direito aos quintos. O Sindicato inicia nesta segunda-feira um abaixo-assinado ao STF contra o aumento da contribuição, que pode ser assinado clicando aqui.

Na bancada, estarão presentes os diretores Inês Leal e Tarcisio Ferreira e o advogado César Lignelli, coordenador do deptº Jurídico do Sindicato. O objetivo é conversar com a categoria sobre a situação em cada tribunal, audiências e contatos com as direções do TRT-2, TRF-3 e TRE, e discutir as respostas da entidade em defesa da saúde do servidor.

Informes sobre as últimas iniciativas do Sindicato e reuniões com as administrações para debater as condições de trabalho no regime remoto também serão transmitidos durante a conversa.

A live acontece a partir das 17h30 pelo Facebook, YouTube e aqui pelo site. Participe e convide seus colegas para acompanhar o bate-papo virtual, mande suas dúvidas e obtenha esclarecimentos.  Os vídeos ficam disponíveis em todos os canais para consulta posterior, mas o momento da transmissão é também um espaço de troca, que vem sendo estimulada pela direção no diálogo com a categoria.