Live desta 2ª debaterá riscos do retorno às aulas presenciais durante a pandemia


03/08/2020 - Shuellen Peixoto
Transmissão terá a presença das professoras Flavia Bischain, da rede estadual, e Sirlene Maciel, do Centro Paula Souza, e acontece a partir das 17h30, no Facebook, Youtube e aqui pelo site.

Na semana em que o país passou de 2 milhões de contaminados e de 90 mil mortos por coronavírus, o governador de São Paulo, João Dória, determinou o retorno das aulas presenciais a partir do dia 8 de setembro. Os riscos de um retorno às escolas durante a pandemia para a vida das crianças, famílias e trabalhadores serão o tema da 41ª live do Sintrajud, que acontece nesta segunda-feira, 3 de agosto, às 17h30.

A medida vale para as redes pública e privada, da educação infantil até o ensino superior, e preocupa pais e professores devido ao risco de contágio no momento em que ainda não há controle da pandemia, que já vitimou mais de 23 mil paulistas. Segundo a secretaria Municipal de educação de São Paulo anunciou hoje, na cidade já deverá ser possível o retorno em 8 de setembro. As prefeituras de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já decidiram que o retorno presencial das aulas só acontecerá em 2021.

O governador João Doria (PSDB), um dos postulantes à disputa presidencial de 2022, no entanto, tenta seguir em frente com seu ‘Plano São Paulo’, em aliança com o governo federal de Jair Bolsonaro (sem partido), que sempre defendeu que todas as atividades econômicas deveriam continuar sendo realizadas normalmente apesar dos índices de contágio e letalidade da pandemia. Desde que foi colocada em prática a flexibilização do isolamento e a reabertura de comércios e serviços, a média diária de óbitos no estado mais que dobrou. Levantamento realizado pelo coordenador Jurídico do Sintrajud, César Lignelli, para contrapor a política do TRF-3 e do TRE de também retomar o expediente presencial, verificou que em abril a média diária de mortes associadas ao novo coronavírus era de 75 em São Paulo. No dia 29 de junho este número tinha saltado para 263 vidas perdidas para a covid-19 em média, por dia.

Para conversar sobre o tema, a diretoria do Sintrajud convidou Flavia Bischain, professora da rede estadual e diretora da Apeoesp, e Sirlene Maciel,  professora do Centro Paula Souza.  Ambas integram a Secretaria Executiva Nacional da Csp Conlutas.

A transmissão acontece Facebook e no YouTube e por este site.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM