Live cultural do Sintrajud vai discutir a atualidade de Dom Casmurro


12/11/2020 - helio batista
Evento sobre a obra de Machado de Assis será transmitido na próxima segunda-feira, 16 de novembro, às 20 horas.

O Sintrajud dá continuidade às suas atividades socioculturais em tempos de distanciamento social com a apresentação, na próxima segunda-feira, 16 de novembro, de uma live com o tema “A atualidade do Dom Casmurro, de Machado de Assis”. O evento começa às 20 horas e terá transmissão pelo site e pelas redes sociais do Sindicato (YouTube e Facebook).

A apresentação será feita pelo servidor do TRE e diretor de base do Sintrajud Elizaldo Veríssimo (Ely), formado em Letras pela USP. Segundo Ely, a ideia é discutir não apenas como o romance de Machado de Assis revela o descompasso da sociedade brasileira, mas também como o autor mostra a “subjetividade doentia” do país, numa leitura psicanalítica da obra.

Ely Veríssimo

A atividade resulta do grupo de estudos sobre literatura e psicanálise, coordenado por Ely e formado por servidores do Judiciário Federal.

A diretora do Sintrajud Cláudia Sperb, também servidora do TRE, esclarece que a live faz parte de um ciclo de atividades do Departamento Sociocultural do Sindicato, iniciado no dia 30 com a apresentação do espetáculo “Janelas”, pelo grupo teatral Erga Omnes.

De acordo com Ely, depois da transmissão ao vivo sobre Dom Casmurro estão planejadas apresentações sobre a obra de Guimarães Rosa, Clarice Lispector e sobre a literatura russa.

Em dezembro, o Sintrajud organiza também a Mostra de Artes, tradicional evento que todos os anos apresenta os talentos artísticos da categoria.

Participe!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM