Live cultural do Sintrajud vai discutir a atualidade de Dom Casmurro


12/11/2020 - helio batista
Evento sobre a obra de Machado de Assis será transmitido na próxima segunda-feira, 16 de novembro, às 20 horas.

O Sintrajud dá continuidade às suas atividades socioculturais em tempos de distanciamento social com a apresentação, na próxima segunda-feira, 16 de novembro, de uma live com o tema “A atualidade do Dom Casmurro, de Machado de Assis”. O evento começa às 20 horas e terá transmissão pelo site e pelas redes sociais do Sindicato (YouTube e Facebook).

A apresentação será feita pelo servidor do TRE e diretor de base do Sintrajud Elizaldo Veríssimo (Ely), formado em Letras pela USP. Segundo Ely, a ideia é discutir não apenas como o romance de Machado de Assis revela o descompasso da sociedade brasileira, mas também como o autor mostra a “subjetividade doentia” do país, numa leitura psicanalítica da obra.

Ely Veríssimo

A atividade resulta do grupo de estudos sobre literatura e psicanálise, coordenado por Ely e formado por servidores do Judiciário Federal.

A diretora do Sintrajud Cláudia Sperb, também servidora do TRE, esclarece que a live faz parte de um ciclo de atividades do Departamento Sociocultural do Sindicato, iniciado no dia 30 com a apresentação do espetáculo “Janelas”, pelo grupo teatral Erga Omnes.

De acordo com Ely, depois da transmissão ao vivo sobre Dom Casmurro estão planejadas apresentações sobre a obra de Guimarães Rosa, Clarice Lispector e sobre a literatura russa.

Em dezembro, o Sintrajud organiza também a Mostra de Artes, tradicional evento que todos os anos apresenta os talentos artísticos da categoria.

Participe!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Generic selectors
Apenas termos exatos
Buscar nos títulos
Buscar nos conteúdos
Buscar em Publicações
Buscar nas páginas