Lançamento do Projeto Memória Sintrajud apresenta histórias de luta da categoria

13/12/2022 - Hélio Batista Barboza
Evento reuniu na sede fundadores, antigos e atuais dirigentes, além de lutadores e lutadoras que construíram a trajetória da entidade

Colegas que construíram a história do Sindicato lembraram histórias de luta da categoria no lançamento do Projeto Memória Sintrajud (Fotos: Gero Rodrigues)

Com depoimentos saudosos, emocionantes e engraçados, e com um show do violonista, cantador, compositor e escritor Aldy Carvalho (servidor do TRE), o Sintrajud lançou no  dia 3 de dezembro o Projeto Memória Sintrajud.

A iniciativa busca manter viva a história das lutas e da organização sindical da categoria. Serão reunidos depoimentos de militantes e ex-dirigentes do Sindicato, além de fotografias, jornais, panfletos e cartazes. O trabalho inicial já começou, com a gravação de vídeos por várias pessoas que ajudaram a construir a trajetória de 27 anos da entidade.

Alguns desses vídeos foram exibidos no evento, durante a roda de conversa que juntou fundadores, antigos e atuais dirigentes, lutadores e lutadoras das muitas campanhas realizadas pelo Sintrajud.

Fotos históricas foram digitalizadas e ilustraram banners exibidos no evento

Além das lembranças da fundação (a partir da unificação das entidades sindicais de cada ramo do Judiciário Federal), vieram à tona episódios da histórica greve dos 11,98% (em 2000), fatos pitorescos dos embates com as administrações dos tribunais e com a cúpula do Judiciário, lances cômicos, tensos e até heroicos.

“O Projeto é algo que se pretende perene, que fique, porque memória é para ficar”, resumiu a diretora do Sintrajud Cláudia Sperb, que coordena a iniciativa. “É um anseio de muitos e muitas dirigentes e ativistas que entendiam a necessidade do registro de nossa história e que foi abraçado por esta gestão”, disse Cláudia.

Uma comissão composta por dirigentes e funcionários do Sindicato, servidores e jornalistas segue com o trabalho. “Ainda há muita memória a resgatar e isso não se restringe a um ou outro momento”, afirmou a diretora do Sintrajud. “É uma história de mais de um quarto de século que deve conversar com o tempo atual.”

Recital de Aldy Carvalho

Aldy Carvalho

Após a roda de conversa, o lançamento do Projeto Memória Sintrajud contou com um coquetel e com um show de Aldy Carvalho, acompanhado pelo poeta João Gomes Sá e pelo músico Tony Marshall.

Pernambucano de Petrolina, Aldy se mantém um artista profundamente ligado às suas raízes nordestinas e sertanejas. Entre vários festivais e shows, ele também se apresentou nas Mostras de Artes do Sintrajud.

João Gomes Sá e Tony Marshall

Autor dos cordéis “A Ganância de um Preguiçoso”, “A História das Copas do Mundo em Cordel”, “No Reino dos Imbuzeiros” e do livro de contos “Memórias de Alforje: 5 Contos do Cantador”, Aldy já lançou cinco álbuns musicais, sendo o mais recente “Tempo-menino”, de junho deste ano. No lançamento do Projeto Memória Sintrajud, ele apresentou o recital “SerTão Andante”.

O evento foi transmitido pela página do Sintrajud no Facebook e pelo canal do Sindicato no Youtube (assista à integra no link abaixo).

Um pouco do que é o projeto Memória Sintrajud

O projeto busca implementar, por etapas, as seguintes propostas:

1 – Introduzir no dia a dia da entidade uma dinâmica de preservação da memória histórica do Sindicato. Debates com a diretoria e conjunto de funcionários para estabelecer procedimentos permanentes de preservação.

2 – Projeto de catalogação, digitalização e armazenamento de toda a documentação do Sintrajud.

3 – Memória oral: coletar depoimento de todos os diretores executivos e de base e ativistas que participaram ativamente da nossa história. Material está sendo coletado e estará à disposição de todos no site do Sintrajud.

4 – Resumo dos principais acontecimentos do Sindicato ao longo de sua história, que ficará registrado no site.

5- Realização de eventos e produção de materiais para divulgação da história do Sintrajud (vídeos, cartilhas, amostras, livros).