Jornalista que atuou no Sintrajud estimula campanha de doação de sangue para crianças

09/08/2019 - Luciana Araujo

Adriana e Luca (arquivo pessoal)

A jornalista e editora executiva da revista Fórum, Adriana Delorenzo, iniciou uma campanha pró-doação de sangue para recomposição dos estoques do Hospital Infantil Sabará, localizado na zona Sul da capital. Adriana atuou o Sintrajud primeiro como estagiária e, posteriormente, retornou ao Sindicato como jornalista, entre os anos 2005 e 2010. Em 26 de julho, o filho da colega, Luca Delorenzo Rovai, foi diagnosticado com leucemia, aos cinco anos de idade. A criança já recebeu 38 bolsas de transfusão de sangue e plaquetas nesse período, mas o tratamento ainda está em curso.

“Descobrimos muita coisa desde lá. Entre outras, que é uma doença de risco, mas que tem cura. E ele está superando os desafios que lhe estão sendo colocados de maneira firme e surpreendente. Por isso, não temos dúvida, tudo vai dar certo”, relata Adriana em uma mensagem que circula em redes sociais para que os amigos ajudem a divulgar a campanha. “Estamos bem assistidos, mas não é justo que, com a rede que temos, a gente não faça este apelo, porque o banco de sangue está com níveis baixos. O Lucão e outras crianças precisam da generosidade de vocês”, completa.

A doação pode ser feita em nome de Luca Delorenzo Rovai (foto), mas o material coletado fica à disposição de todos os pacientes do hospital e outras 12 instituições de saúde na capital – por meio do Banco de Sangue de São Paulo, que é privado e realiza anualmente cerca de mil transfusões.

Nessa época do ano, devido às baixas temperaturas do inverno, os estoques em geral ficam muito baixos. A Fundação Pró-Sangue – centro hemoterápico público do estado – divulgou nesta semana que vários tipos sanguíneos estão com estoques praticamente zerados.

A diretoria do Sintrajud convida toda a categoria a colaborar nesta mobilização, pela recuperação da saúde de Luca e de outras crianças. Pessoas de qualquer tipo sanguíneo podem participar, bastando atender às condições de doar estipuladas pelo controle de qualidade e segurança sanitária do hospital.

Endereços para doação:
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2533, 4º andar, Jardim Paulista. Segunda a sexta – das 8h às 17h e sábado das 8h às 16h. Exceto feriados. Estacionamento gratuito.

Rua Borges lagoa, 1450 – Vila Clementino – Hospital Professor Edmundo Vasconcelos. Segunda a sexta-feira das 8h às 12h.

Solidariedade salva vidas

No ano passado e começo deste ano o Sintrajud somou esforços na campanha de doação em benefício de Elisa Ferreira Campos Fragoso, filha da servidora da Justiça Federal Walewska Ferreira Campos, que aos três meses de vida recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda. Hoje falamos com Waleswka, que agradeceu aos colegas a solidariedade que curou sua bebê. Elisa recebeu 34 bolsas de sangue e plaquetas durante o tratamento e 297 pessoas se mobilizaram para doar sangue em nome da menina. “Numa cidade onde a gente não conhecia ninguém! Agradecemos muito a todos que doaram e divulgaram a campanha. Foi muito importante o apoio de vocês”, afirma Walewska.

Hoje, após receber o diagnóstico de remissão completa da doença, Elisa realiza tratamento de controle mensal. A partir do final deste ano, as consultas e exames de controle devem ser espaçadas para um período trimestral. Waleswka, lotada na 7ª Vara da Seção Judiciária Federal de União dos Palmares, em Alagoas, afirma ter certeza que sua filha está curada e reforça o agradecimento aos colegas. “O apoio de cada um foi muito, muito importante. E vamos novamente entrar em campanha por essa criança que agora precisa e por todas as outras que podem ser ajudadas. Eu mesmo vou espalhar em todas as minhas redes”, afirmou.