JF: Sindicato pauta demandas da categoria em audiência pública realizada pela DFOR

09/06/2022 - Luciana Araujo
Sindicato pautou assistência em saúde, teletrabalho, contratações e necessidade de ampliação orçamentária para assegurar condições de trabalho e revisão anual de salários.

Dirigentes do Sintrajud participaram nesta quinta-feira, 9 de junho, da audiência pública sobre a proposta orçamentária da Justiça Federal em São Paulo para 2024. Estiveram presentes, representando a diretoria: Anna Karenina, Cléber Borges Aguiar, Ester Nogueira, Luciana Carneiro, Marcos Trombeta e Maria Ires Lacerda, acompanhados do advogado César Lignelli, coordenador do deptº Jurídico da entidade.

Os dirigentes destacaram a demanda de repasse imediato do reajuste orçamentário aprovado pelo Conselho da Justiça Federal para assistência médica e odontológica, abordaram a importância de que o orçamento do Judiciário preveja a reposição de perdas salariais e contratação de novos servidores por concurso público.

Foi denunciado o fato de que o Tribunal tem ampliado o efetivo de seguranças terceirizados ao invés de contratar agentes de polícia judiciária concursados.

Também foi observado o fato de que todos os banheiros femininos do quadrante três no edifício sede estão em reforma e um de cada dos dois banheiros existentes nos gabinetes também estão fechados para obras, e é inviável manter o prédio funcionando nessas condições. O que evidencia mais ainda o erro de tirar servidores e servidoras do teletrabalho para aglomerar em um prédio que sequer oferece condições estruturais em meio a uma pandemia.

Além disso, colegas que retornaram ao trabalho presencial têm enfrentado muitos problemas com os sistemas de informática. Assim como há setores que estão tendo dificuldades de realizar as atividades remotas porque o acesso à rede VPN foi retirado sem substituição por ferramenta similar.

A direção do Sindicato ressaltou a necessidade de valorização dos técnicos judiciários e criticou a contratação de estagiários para realização de tarefas inerentes à carreira.

O diretor do Foro, juiz Márcio Ferro Catapani, informou que os valores das tabelas de assistência médica serão revistos e alterados “o mais breve possível”, no limite até agosto. Catapani afirmou também que a Secretaria de Tecnologia e Informação (SETI) está verificando os problemas do acesso aos sistemas locais e via VPN para os servidores que estão em trabalho remoto. Em relação à contratação de estagiários, o diretor do Foro informou que não é intenção do Tribunal substituir servidores, mas lidar com a escassez de força de trabalho.

O Sindicato reitera posicionamento contra a precarização das relações trabalhistas na Justiça Federal e a responsabilidade da administração em assegurar condições dignas de trabalho, instando novamente a gestão a atuar junto aos tribunais superiores para buscar a necessária dotação orçamentária para funcionamento das unidades judiciárias.