Inscrições para observadores do 9º Congresso do Sintrajud vão até sexta, 28

26/04/2023 - Shuellen Peixoto
Evento acontece entre os dias 5 e 7 de maio em Atibaia; Servidores que tiverem interesse de participar podem inscrever-se aqui no site.

Estão abertas as inscrições para os servidores e servidoras do Judiciário Federal de São Paulo que tenham interesse de participar do 9º Congresso do Sintrajud como observadores. As inscrições para delegados e delegadas, que tem direito a votar durante o evento, foram encerradas na última quarta-feira, 19 de abril, mas os colegas da categoria ainda podem participar, apenas com direito a voz, da atividade. As inscrições para observadores podem ser realizadas até esta sexta-feira, 28 de abril.

Inscreva-se aqui.

O 9º Congresso do Sintraju acontecerá entre os dias 4 e 7 de maio em Atibaia, e é o momento da categoria definir os rumos da entidade e o plano de lutas para os próximos três anos. Apenas a abertura do evento será no auditório do Sindicato (Rua Antonio de Godoi, 88, 15º andar), e contará com a participação e saudação de entidades convidadas.

O restante das atividades serão concentradas no Hotel Atibaia Residence, no interior de São Paulo. Na sexta pela manhã acontece o painel “Quais perspectivas e desafios para a classe trabalhadora diante do novo governo.”, com a presença dos professores Plínio de Arruda Sampaio Junior, da Unicamp, Vírginia Fontes, da UFF, e Vera Lúcia, ex-candidata à presidência do país pelo PSTU.

Ainda na sexta-feira, no período da tarde, acontece o painel de debate “Combater o machismo, o racismo e a lgbtfobia para unir a classe trabalhadora.”, com a presença da palestrante Erika Andreassy, Militante do Movimento Mulheres em Luta.

Já no sábado, estão programados para acontecer três painéis. O primeiro com a temática “Reestruturação produtiva: home office, teletrabalho, uberização e a política de fazer mais com menos.”, com a participação dos professores Fabiane Previtali, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Israel Luz, do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos, e Ricardo Festi, da Universidade de Brasília. Em seguida, o debate será sobre “Assédio Moral e Sexual não pode ser segredo na justiça – Os desafios na luta contra o assédio como forma de gestão no serviço público: a política da humilhação.”, e terá a participação de Eliana Ferreira, do Departamento Jurídico do Sintrajud, e Roberto Heloani, da Unicamp.

No período da tarde os debate continuam, desta vez sobre “Valorização da carreira e combate à terceirização no judiciário. Revogação das reformas da previdência e trabalhista.”, com a participação de Démerson Dias,  ex-diretor do Sintrajud e Fenajufe e servidor do TRE/SP, e Maria Lúcia Fattorelli, fundadora da Auditoria Cidadã da Dívida.

Além dos painéis de debate, a programação conta com Grupos de trabalho, onde será possível aprofundar as discussões do evento. As teses, enviadas ao Congresso, serão apresentadas também durante a atividade e todas as resoluções votadas nas plenárias, que serão realizadas no sábado à noite e no domingo.

A diretoria do Sintrajud reforça o convite para o conjunto da categoria participar do 9º Congresso, discutir os rumos e debater o plano de lutas dos servidores e servidoras do Judiciário Federal no próximo período.