Inscrições para nova caravana a Brasília até às 14h deste dia 20


18/05/2022 - Luciana Araujo
Servidores e dirigentes do Sintrajud voltam à capital federal, nos dias 31 de maio e 1º de junho, para cobrar o reajuste salarial neste ano e que reponha efetivamente as perdas.

Nessa fase decisiva da campanha salarial, a diretoria do Sintrajud organiza nova caravana a Brasília para cobrar a reposição emergencial de 19,99%. Diante das informações de que o Supremo Tribunal Federal estaria se movimentando para garantir a aprovação da proposta de emenda constitucional 63 (PEC 63/2013) e arrancar um aumento salarial de 5% a cada cinco anos somente para os magistrados, a categoria vai cobrar mais uma vez da cúpula do Judiciário que faça cumprir a Constituição e assegure a reposição de perdas salariais aos servidores e servidoras.

De janeiro de 2019 a dezembro de 2021 os trabalhadores do Judiciário perderam 19,99% do poder de compra, fora as perdas históricas do descumprimento da revisão geral anual de salários.

A caravana sai de São Paulo no dia 31 de maio de manhã cedo e retorna no dia 1º de junho.  No dia 31, acontece às 15 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, audiência pública organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe). As categorias também têm mantido uma vigília em frente ao Ministério da Economia. No dia 1º, um protesto cobrará aos ministros do STF solução para que os trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU não fiquem sem reajuste. A convocação é da Fenajufe.

Inscreva-se aqui para participar da caravana

Até dez servidores e servidoras sindicalizados, além da diretoria do Sindicato, vão à capital federal representar o Sintrajud na luta nacional. Os participantes devem estar com o esquema vacinal completo, não ter tido sintomas ou contato com pessoas com sintomas de Covid-19 e respeitar as restrições sanitárias.

Categorias em greve, como os servidores do INSS e do Banco Central, já negociam em seus respectivos órgãos possibilidades de reestruturação de carreiras para assegurar a reposição ao menos parcial de perdas.

Desde janeiro o ministro Luiz Fux assumiu compromisso com as entidades de pautar a a demanda pelos 19,99% no colegiado administrativo do STF e não se tem notícia de que esse debate tenha sido formalmente realizado. Na semana passada, Fux respondeu a uma consulta da Casa Civil da Presidência da República que o Supremo seria favorável ao reajuste de 5% para os servidores do PJU e MPU, incluindo aposentados. Mas nada foi formalmente apresentado à Fenajufe também. Em reunião com o diretor-geral do órgão no último dia 11, dirigentes da federação receberam a informação de que o Supremo estaria estudando o impacto na folha de pagamento dos Tribunais e Conselhos para incluir uma possível recomposição salarial no orçamento de 2023 a possibilidade de ir além dos propalados 5%.

Além da audiência pública do Fonasefe, no dia 26 deste mês está indicada a realização de outra audiência pública, aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, para debater a situação dos servidores. Até a publicação deste texto, no entanto, não havia confirmação da agenda na Casa legislativa.

O Sintrajud tem estado entre as maiores delegações estaduais em Brasília desde a luta que derrotou a tentativa de ‘reforma’ administrativa, em 2021. Já são mais de 20 caravanas para unificar as lutas com o funcionalismo federal de todo o país.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM