Inscreva-se para o ato-caravana em Brasília da greve do dia 16

10/03/2022 - Luciana Araujo
Sindicalizadas e sindicalizados interessados devem preencher formulário de inscrição disponível neste post até as 16 horas desta sexta-feira, 11 de março.

Delegação do Sintrajud em uma das 15 semanas de mobilização contra a PEC 32, em 2021, em frente à Câmara dos Deputados (Foto: Valcir Araújo)

O Sindicato abriu inscrições para servidoras e servidores sindicalizados que queiram representar a categoria no ato da campanha salarial que acontecerá em Brasília no dia 16 de março. A manifestação é parte das atividades da greve nacional do funcionalismo em defesa da reposição emergencial das perdas acumuladas no governo Bolsonaro.

O índice de 19,99%, que unifica todas as categorias federais, potencializando a mobilização, vem sendo cobrado formalmente desde janeiro deste ano. Até a publicação deste texto, no entanto, o governo não havia sequer respondido aos ofícios do Fonasefe (fórum das entidades federais do funcionalismo) e do Fonacate (fórum das chamadas carreiras típicas de Estado), que juntos organizam a greve nacional do serviço público.

Assim como na luta contra a ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020), derrotada no ano passado pela unidade e mobilização do funcionalismo, o Sintrajud enviará representação ao ato em Brasília respeitando os cuidados ainda necessários no atual estágio da pandemia.

Ao longo das 15 semanas de mobilização em Brasília contra a PEC 32, o Sintrajud se destacou como a única entidade estadual que esteve com representação de base presente em todos os dias, muitas vezes com as maiores delegações de categorias específicas.

A caravana desta semana sairá de São Paulo, de avião, no dia 15. A diretoria do Sindicato ressalta a importância dos participantes estarem com o esquema vacinal completo e comprovante em mãos nos momentos de embarque e durante as atividades em Brasília. Também é importante atenção para possíveis sintomas de covid-19 ou contato com pessoa que tenha testado positivo. Nesses casos a recomendação é que o sindicalizado não participe da caravana para não se expor e não expor ninguém a contágio. O formulário de inscrição está disponível clicando aqui.

‘Apagão’ judiciário e sala virtual da greve

A direção do Sintrajud também ressalta a importância dos participantes da caravana e do ato na capital federal assinarem a lista de presença disponibilizada pelo Sintrajud no para formalizar a participação na greve.

Em São Paulo, no dia 16 a orientação é que os servidores não façam login nos sistemas de trabalho e participem da atividade virtual de debates que será promovida pela Fenajufe. Conforme a deliberação da assembleia do último dia 24, a paralisação dos serviços é o que pode forçar o governo a recuar da política de congelamento permanente dos salários do funcionalismo. A diretoria do Sindicato ressalta também que a luta pelos 19,99% não se contrapõe a seguir a luta para recompor as perdas salariais históricas.

A paralisação é parte do calendário unificado das entidades, que preparam greve por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março.