Implantação não planejada do PJe gera insegurança e sobrecarrega servidores da JF

23/03/2018 - Luciana Araujo

A diretoria do Sindicato continua o trabalho de base pelo interior do Estado, e na última semana esteve em Catanduva, São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. Os diretores conversaram com os servidores da Justiça Federal destas cidades sobre as demandas gerais e específicas de cada local de trabalho.

Durante as passagens nos fóruns, os dirigentes do Sintrajud falaram sobre a luta contra a PEC da reforma da Previdência, cuja votação adiada após ampla mobilização de diversas categorias e a rejeição da opinião pública. A MP 805, que aumenta a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores, e a luta por reajuste dos benefícios e por uma política salarial também fizeram parte da pauta das visitas.

O aumento da demanda de trabalho com a implantação do PJe e a proposta de Secretária Única têm preocupado os servidores. Ao não considerar a realidade dos locais de trabalho na implementação das novas metodologias processuais geradas pela digitalização dos processos, a reorganização das atividades nas subseções, a estrutura e quadro funcional insuficiente para a demanda vêm sobrecarregando os servidores.

Outra reivindicação é a regulamentação e transparência nos critérios para remoções, além da realização de concursos internos.

“Em todos os locais verificamos muita preocupação dos servidores e insegurança com a falta de treinamento para lidar com o PJe e a falta de transparência nos critérios das decisões da administração”, afirmou Claudia Vilapiano, diretora do Sindicato que esteve na passagem nos locais.

Em todas as visitas, o Sindicato foi bem recebido e a tentativa de estabelecer um diálogo mais próximo entre a categoria e a diretoria foi destacada. “Ficamos surpresos positivamente com a mudança de atitude do Sindicato, porque antes não tinha essa interação e nem preocupação com os servidores. Por isso, foi muito bacana”, afirmou uma das servidoras, que prefere não se identificar porque o temor do assédio moral no Judiciário Federal em São Paulo é outra das demandas centrais que o Sintrajud encaminhará nas próximas reuniões solicitadas às recém empossadas administrações do TRF-3 e da Justiça Federal de primeira instância.

Pé na Estrada

As visitas nos locais de trabalho em todo o Estado são parte do projeto “Pé na estrada”, iniciado pela gestão que tomou posse em junho do ano passado. Além da atuação na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, e das localidades mencionadas no começo deste texto, a direção do Sintrajud já esteve também nas cidades de Itapeva, Ribeirão Preto, Sorocaba e Campinas. O objetivo é ampliar o diálogo entre a direção do Sindicato e os servidores.