Identificação do assédio moral será tema de live do Sintrajud nesta quinta, 10

08/11/2022 - Hélio Batista Barboza
Coordenador jurídico e diretores do Sindicato abordam o tema em evento presencial, com transmissão pelo Facebook e pelo YouTube

Servidores acusados de desídia ou de insubordinação grave podem, na verdade, estar sofrendo uma forma de assédio moral e é importante identificar quando o processo disciplinar esconde esse tipo de abuso. Esse será o tema da live que o advogado César Lignelli, coordenador do departamento jurídico do Sintrajud, apresenta nesta quinta-feira, 10 de novembro, a partir das 19h30.

Os diretores do Sintrajud Anna Karenina e Fabiano dos Santos também participam da apresentação, que será em formato híbrido: os servidores poderão assistir e debater com os palestrantes no auditório do SIntrajud ou pela internet, por meio das páginas do Sintrajud no Facebook e no YouTube.

A live vai fornecer orientações sobre como o trabalhador pode perceber que está sendo assediado e como deve proceder para resguardar seus direitos.

O combate ao assédio no Judiciário Federal é tema de campanha permanente do SIntrajud, que oferece um canal de denúncias, com garantia de anonimato, e apoio jurídico aos servidores vítimas de abuso das chefias. Além disso, o Sindicato participa das comissões de combate ao assédio nos tribunais, criadas por determinação do CNJ, e luta para que esses colegiados funcionem de forma efetiva.

O tema ganhou ainda mais evidência neste ano, com a demissão da oficiala de justiça do TRF-3 e diretora do Sintrajud Beatriz Massariol, pendente de julgamento pelo Conselho do Tribunal. Houve ainda o escândalo das acusações de assédio sexual contra o juiz trabalhista Marcos Scalércio, do TRT-2. No TRE, a servidora e diretora do Sintrajud Raquel Morel Gonzaga tornou-se alvo de uma sindicância investigativa.