Huck teve ‘auxílio-transporte’ de 17,7 mi do BNDES para comprar jatinho particular


14/02/2018 - Shuellen Peixoto

O apresentador Luciano Huck recebeu empréstimo subsidiado de R$ 17, 71 milhões do BNDES para comprar um jatinho da Embraer, que, segundo a sua assessoria, utiliza duas vezes na semana para gravar o seu programa na TV Globo, no Rio.

O apresentador global paga juros subsidiados – isto é, parte do custo do empréstimo é bancada pela União. A taxa é de 3% ao ano, índice inferior à inflação anual das últimas décadas. Ele teve carência de cinco meses e terá outros 114 para pagar o empréstimo.

Huck vem sendo cotado como possível candidato a presidente da República. Faz poucos dias, foi elogiado pelo ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, responsável por uma das gestões que mais privatizou estatais e que mais direitos retirou dos trabalhadores dos serviços públicos na história.

O empréstimo foi divulgado pelo blogue “O Tijulaço” e, posteriormente, confirmado pela assessoria do apresentador e pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. O BNDES, por meio de nota, afirma não haver quaisquer irregularidades na transação financeira, intermediada pelo banco privado Itaú.

Os recursos foram concedidos para empresa da qual Huck é sócio – Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda –, por meio de um programa de financiamento para desenvolvimento da indústria. A nota do banco estatal não faz menção ao fato de Huck, na prática, usar a aeronave para uso pessoal.

Fama de generoso

A divulgação do empréstimo chama mais a atenção porque o apresentador da TV Globo, que comanda o programa popular “Caldeirão do Huck”, ganhou fama de homem generoso e que ajuda pessoas pobres e em dificuldade a superar obstáculos na vida – jamais divulgara que também ele usufruía da caridade alheia, no caso do poder público.

Faz poucos dias, ao relatar em sua página no Facebook que estava saindo de férias com a família em Paris, um internauta criticou os inúmeros pedidos de ajuda inseridos nos comentários da postagem. “Eu fico aki olhando os comentários, cara eu não vejo outra coisa a não ser pessoas pedindo e pedindo, sei que o Luciano Huck é uma pessoa ótima que ajuda bastante gente, mais pessoal pelo amor de Deus, o cara ta de férias indo curtir uma festa de aniversário e nem assim vcs dão trégua!?”, indagou alguém identificado como Michael Junger.

O possível candidato à Presidência mora no Joá, bairro de classe média alta no Rio, com a esposa Angélica, também apresentadora global, e os filhos. A mansão do casal possui 4,2 mil metros quadrados, 16 quartos e uma piscina de 290 metros quadrados, segundo publicações que descrevem as casas de ricos. Para se ter uma idéia, a construção do casal é cerca de 60 vezes maior do que a metragem padrão das moradias do programa do governo “Minha Casa Minha Vida”.

Mesmo com tanto espaço e ostentação na moradia, o casal parece não ter visto problema em adquirir uma espécie de ‘auxílio-transporte’ milionário dos cofres públicos. “É o velho ‘novo’”, resumiu um internauta sobre Huck ao comentar a publicação de desenho crítico do cartunista Aroeira, publicado nas redes sociais.

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM