TRF/JF: Assembleia setorial discute plano de saúde nesta terça-feira às 14 horas

26/03/2018 - Luciana Araujo

O Sintrajud convoca os servidores da Justiça Federal a debater os próximos passos da mobilização para assegurar que o plano de saúde a ser contratado atenda às necessidades dos trabalhadores a custos viáveis. Nesta terça-feira (27 de março) às 14 horas, no auditório do TRF-3, acontece nova assembleia setorial para dialogar sobre o tema.

Após a polêmica ‘audiência pública’, na qual nenhum questionamento foi respondido, e a primeira reunião entre o Sindicato e a nova presidente do TRF-3, é momento de discutir mais uma vez coletivamente a atuação do Sindicato neste debate.

O Sintrajud tem defendido que as administrações discutam a autogestão dos planos, já praticada em vários tribunais federais. Este debate foi apresentado à nova presidente do TRF-3, desembargadora Therezinha Cazerta. Bem como a necessidade das administrações aumentarem a contrapartida no financiamento dos planos.

O Sindicato também questiona a audiência pública ocorrida no último dia 22, pelo flagrante desrespeito ao item 5.1 do edital, que determinava a realização de tal espaço para esclarecimento de quaisquer dúvidas em relação à minuta. Por isso, a direção do Sintrajud pautou com a desembargadora presidente a necessidade de convocação de nova audiência pública no próximo dia 10 de abril.

O Sintrajud questiona:
– a restrição à incidência do Sindicato no GT criado para discutir a licitação;
– a possibilidade de serem somados ao reajuste pelo IPC Saúde (que em 2017 ficou 3 vezes acima da inflação oficial: 8,55% contra 2,91% do IPCA) os cálculos nada transparentes da sinistralidade (estimativa de custo/uso feita pelas operadoras);
– a brecha para que usuários dos planos de valor mais baixo sejam impactados por um reajuste calculado pela média dos planos oferecidos, onerando mais quem terá menos serviços à disposição.
– a hipótese de reajustes diferenciados e a falta de detalhamento de critérios e pontos importantes do edital.