Hoje você vai receber o Jornal do Sintrajud

03/04/2019 - Luciana Araujo

No último ano, a comunicação do Sintrajud vem passando por ajustes e mudanças que têm por objetivo expressar de forma mais arrojada a missão fundamental do Sindicato: a unidade das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo na luta por direitos. Ao falarmos em unificar, é pressuposto que estamos tratando de um público diverso – com diferenças etárias, de tempo de filiação e na categoria, região, ramo do Judiciário, gênero, raça e etnia, referencial político.

É um desafio formular uma comunicação que compreenda e respeite as diferenças, além de afirmar a autonomia e independência do Sindicato perante o Poder, partidos, governos e credos. Por isso, tivemos muitos debates, um seminário, quase oito meses de reuniões e diálogos na equipe, com a diretoria, diretores de base, ex-dirigentes, ativistas e servidores.

O resultado começa a ser apresentado nesta edição do Jornal do Sintrajud, de número 583.

Concretização de uma antiga demanda da categoria, que sempre reconheceu nossa principal publicação impressa como o “jornalzinho do Sindicato”, o novo projeto é uma atualização da política de comunicação, sem ruptura com os valores, princípios, missão e finalidades essenciais do Sintrajud. A nova tipografia, elementos gráficos, as cores e o papel visam dar maior dinamicidade e beleza à publicação, que segue mensal, com 8 páginas (chegando a 12 quando da edição de cadernos temáticos especiais) e em formato germânico (27x41cm).

Consolidam-se editorias fixas – como “Nacional” e “Categoria” – e seções rotativas como “Mulheres”, “Agenda”, “Jurídico”, “Entrevistas”, “Cultura e Lazer” e “Opinião” voltam a compor o projeto. A numeração contínua – agora em processo de registro junto ao Centro Brasileiro do ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, na sigla em inglês) – preserva o resgate da história da comunicação desenvolvida até pelo Sindicato.

Unidade, ação e diversidade

O novo projeto gráfico uniformiza a identidade com a logomarca atualizada.

Preservando as cores, a ideia de decisão coletiva, unidade em defesa dos direitos e equilíbrio de gênero, incorporamos à marca do Sintrajud noções de ação, arrojo e respeito à diversidade populacional verificada em pesquisas recentes.

Saltando dos ícones estáticos para os que denotam movimento. O resultado é uma logomarca que preserva o padrão de cores, slogan e o conceito de participação ativa da categoria e agrega uma perspectiva mais moderna, multidimensional e ao mesmo tempo sóbria.

O site e demais produtos gráficos acompanharão as mudanças para tenhamos maior unidade gráfica e identidade visual, com aplicações adequadas às linguagens específicas das diferentes plataformas.

A unidade visual e identidade de marca nas diferentes plataformas foi uma preocupação central no desenvolvimento do novo projeto, em tempos de fake news. As mudanças tinham que preservar a credibilidade e o direito de associados e leitores ao recebimento de uma informação que reconheçam como efetivamente oriunda do seu Sindicato.

Compromisso com a informação

Acima de tudo isso, a preocupação central: a preservação e reforço da credibilidade das informações transmitidas pelo Sintrajud. Agilidade comunicacional e respostas à demanda crescente por informação têm que estar necessariamente ancoradas em apuração criteriosa, checagem de dados, respeito ao público-alvo, compromisso com uma comunicação posicionada de acordo com os princípios do Sindicato mas não distorcida ou enviesada.

Esperamos que a nova experiência agrade e atenda aos anseios da categoria, mantendo as portas abertas a sugestões, propostas e críticas voltadas à melhoria permanentemente necessária da comunicação sindical. Contamos com você, leitora e leitor, nossa razão de existir, para juntos consolidarmos e aprimorarmos nossos canais de diálogo.

Mande sua opinião para <[email protected]>.