“Hoje é dia de lutar. PCCS, já!”, bradaram servidores no ato no Fórum Ruy Barbosa


07/08/2024 - Giselle Pereira

Iniciou-se nesta quarta, 7 de agosto, a jornada nacional de luta para fazer aprovar a reestruturação da carreira judiciária (PCCS). Em São Paulo, a categoria também cobrou mais verbas para a assistência em saúde e que o TRF-3 cumpra com a não absorção dos quintos/VPNI. Nesta quinta (8/8) a mobilização será no Fórum Pedro Lessa, na Av. Paulista – 1.682, a partir das 14 horas.

Servidores e servidoras de Santo André a caminho do Fórum Ruy Barbosa. Foto: divulgação Sintrajud

Com adesão das/dos colegas da Grande São Paulo, Baixada Santista e interior do Estado, a mobilização no Fórum Ruy Barbosa (Barra Funda) é mais uma ação vitoriosa que visa pressionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) para encaminharem com urgência o anteprojeto da reestruturação da carreira e garantam a verba necessária no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Até o momento, não houve avanços nas negociações do projeto, enquanto os juízes vêm acumulando uma série de benefícios.

Servidores e servidoras também defenderam mais verbas para a assistência em saúde e que o TRF-3 cumpra com a não absorção dos quintos/VPNI. Durante o ato, que ocorreu no átrio do Fórum Trabalhista, o grupo se manifestou ao microfone com falas que reforçam a importância da unidade na luta pelo PCCS.

Servidores da Justiça Federal de Santos reforçam mobilização pela reestruturação da carreira. Foto: arquivo Sintrajud

A diretora Ana Luiza Figueiredo, aposentada do TRF-3, defendeu o projeto de carreira enviado pela Fenajufe. “Ele propõe a valorização da carreira e corrige as distorções. Os atos de hoje e desta quinta, 8, precisam ser vistos pelos ministros dos tribunais superiores”. A proposta submetida ao CNJ equipara os vencimentos dos servidores do Poder Judiciário da União aos da Receita Federal, garantindo o retorno das tabelas salariais.

O Sintrajud não medirá esforços para fazer desta uma luta vitoriosa, “pois sabemos da importância da unidade, que em anos anteriores possibilitou às servidoras e servidores a garantir a manutenção de direitos, reajuste e plano de cargos”, lembrou o diretor Ismael Souza (TRT-2), ao microfone, convocando os colegas para o ato no Fórum Pedro Lessa, nesta quinta (8), na Av. Paulista – 1.682, a partir das 14 horas.

Servidores de Araçatuba em luta pela aprovação do PCCS. Foto: arquivo Sintrajud

Na oportunidade, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo (Sisprev) Nelson Novaes Rodrigues, saudou os colegas do Sintrajud pela justa luta e deu informes da greve dos servidores do INSS, categoria que ele representa. Há quase um mês, com as atividades paralisadas, os servidores vêm sofrendo com o autoritarismo e intransigência do governo, que se nega a negociar. O movimento paredista, contou o dirigente, está sob ameaça de judicialização. “Querem nos vencer pelo cansaço, mas não vamos recuar”, disse.

Mobilizações em Brasília

Caravana do Sintrajud em Brasília. Foto: arquivo Sintrajud

De Brasília, a diretora Isabella Leal (TRT-2) e o coordenador da Fenajufe, Fabiano dos Santos (base do Sintrajud e servidor do TRT-2) informaram aos colegas em ato na Barra Funda que vão exigir do Ministro do STF Luiz Roberto Barroso, que atenda a pauta de luta dos servidores da Poder Judiciário da União.

Os integrantes da caravana do Sindicato em Brasília, juntamente com servidores de outros estados e do Distrito Federal, participaram durante todo o dia (7/8) de panfletagem nos prédios dos órgãos do PJU, chamando os colegas para as atividades de mobilização.

Nesta quinta (8/8), o grupo composto por representantes de diversos estados, o que inclui São Paulo, estará nos  atos nacionais unificados em frente ao CNJ, às 8 horas da manhã, em defesa do PCCS durante a assembleia do Fórum de Carreira; e ao STF, às 14 horas, pela inclusão de verba no PLOA.

*Foto de capa: Gero Rodrigues

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM