Grupo de teatro do Sintrajud completa 10 anos

06/07/2018 - helio batista

Foto: Joca Duarte

Com uma peça em cartaz e duas em fase de montagem, o grupo de teatro do Sintrajud, Erga Omnes, completa 10 anos de uma trajetória artística que acompanha as lutas do Sindicato. Aberto à participação da categoria, aceita novos integrantes que queiram conhecer textos clássicos e produções independentes da dramaturgia e colocar em cena seu talento.

Os interessados devem ser sindicalizados e fazer a inscrição no Departamento Sociocultural do Sintrajud – por meio do telefone (11) 3222-5833 ou pelo e-mail [email protected], com o assunto “Oficina de Teatro”. Se preferir, o servidor pode comparecer diretamente nos dias de ensaios e conhecer o trabalho do grupo, que se reúne todas as segundas e quartas-feiras na sede do Sintrajud, das 19 horas às 21h45.

Criado em 2008, o grupo dirigido por Jairo Maciel já realizou diversas oficinas teatrais e encenou várias peças nos fóruns do Judiciário Federal, em eventos do Sintrajud e de outros sindicatos, além de ter se apresentado em escolas, bibliotecas e espaços culturais da cidade, na região central e nas periferias da capital. Até as paralisações da categoria tiveram apresentações do Erga Omnes.

A primeira peça, “Uma jornada de humilhações”, resultou de uma pesquisa sobre o assédio moral no Judiciário e foi apresentada nos locais de trabalho e nas assembleias durante as greves de 2008 e 2009.

No currículo do grupo constam ainda as montagens “Nas sombras da cidade”, “Liberdade, liberdade”, “O mendigo ou o cachorro morto”, “Conversando no bar”, “Alma Secreta” e “Feirando na Feira”.

Oficinas lúdicas

Na greve do Judiciário Federal de 2011, o grupo organizou uma oficina lúdica para os servidores da Justiça Federal, na Avenida Paulista, e outra para os servidores do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda. As apresentações eram seguidas por debates sobre a importância do teatro para a categoria. Em outros locais de trabalho, o grupo apresentou vídeos com documentários sobre as lutas da classe trabalhadora e com cenas dos espetáculos realizados.

Em 2016, o Erga Omnes montou o espetáculo “Rebeldia, rebeldia”, que continua em cartaz. A peça foi escrita por Cecília Toledo (foto), jornalista, escritora, militante feminista, integrante do núcleo internacional de Cultura do PSTU e grande incentivadora do grupo. Cecília morreu em setembro daquele ano.

Além de seguir com a apresentação de “Rebeldia, rebeldia”, o Erga Omnes ensaia mais dois espetáculos: “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e “A mais forte”, de August Strindberg.