Greve neste dia 30 tem ato presencial no TRE ao meio-dia e manifestação em Brasília


29/03/2022 - Shuellen Peixoto
Categoria paralisa as atividades em defesa da reposição emergencial de 19,99%; Sindicato chama a participar da manifestação no TRE e da Sala Virtual de Greve, confira a programação.

Nestas quarta e quinta-feiras, 30 e 31 de março, os servidores do Judiciário Federal fazem greve de 48 horas como parte da campanha unificada do funcionalismo federal pela reposição emergencial de 19,99% — defasagem acumulada por todas as categorias federais sob o governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. A paralisação foi deliberação da assembleia do dia 23 de março.

Em São Paulo, como parte das atividades da greve nesta quarta, haverá um ato em frente à sede do TRE (na rua Francisca Miquelina, 123, no centro da cidade), ao meio-dia. A direção do Sindicato ressalta a importância da participação dos colegas que puderem, respeitando as regras sanitárias, no ato presencial.

Na capital federal o Sintrajud contará com a representação de colegas que integram a caravana para participação do ato nacional. Servidores de todo o país e diversas categorias realizam o “Ocupa Brasília”, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é aumentar a pressão e cobrar resposta do governo sobre o reajuste. Em reunião conquistada pela greve do último dia 16 e a vigília realizada por diversas categorias em frente ao Ministério da Economia desde o dia 17, a  Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta assumiu compromisso de apresentar um posicionamento aos servidores até o próximo dia 1º de abril (leia aqui).

Sala de greve

À tarde, a diretoria do Sintrajud chama toda a categoria a participar da Sala Virtual da Greve, das 15 h às 17 horas. A atividade terá um debate com a participação do advogado César Lignelli, coordenador do departamento Jurídico do Sindicato, que vai tirar dúvidas sobre o direito de greve, sobre a data-base e os prazos da legislação para a concessão de reajustes em ano eleitoral. E o psicólogo Bruno Chapadeiro falará sobre o assédio moral e a pesquisa do Sindicato sobre riscos psicossociais do trabalho no Poder Judiciário da União em São Paulo, realizada pelo Sintrajud sob coordenação do especialista (saiba mais e responda aqui).

A sala virtual de greve será realizada na plataforma Zoom, porém, assim como as anteriores e assembleias, não terá transmissão ao vivo, para que servidoras e servidores sintam-se à vontade para fazer suas colocações, .

Clique aqui para participar da Sala Virtual de Greve no dia 30

A diretoria do Sintrajud reforça o chamado para todos os colegas parem os seus trabalhos nos dias 30 e 31 de março e participem das atividades da greve. Garantir uma mobilização forte, em conjunto com as demais categorias do funcionalismo público federal, é a forma de pressionar o governo Bolsonaro a abrir um canal de negociação com os servidores e romper o congelamento salarial imposto a todo o funcionalismo. Servidores do INSS já estão em greve, desde o dia 23 deste mês. E no Banco Central a categoria deliberou iniciar a paralisação em 1º de abril.

E não esqueça de assinar a lista de adesão à greve, nos dois dias (clique aqui para o dia 30 e aqui para o dia 31)

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM