Fotógrafo a serviço do Sintrajud participa da mostra de imagens que marcaram 2016


26/05/2017 - helio batista

O fotógrafo Joca Duarte (foto), que presta serviços para o Departamento de Imprensa do Sintrajud, é um dos selecionados para a Foto Retrospectiva 2016, exposição que está em cartaz no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, até 9 de junho.

Esta é a 12ª edição da mostra de fotojornalismo realizada anualmente pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc-SP). A curadoria é do jornalista, fotógrafo e cineasta João Wainer e de German Lorca, um dos pioneiros da fotografia modernista no Brasil.

A proposta da exposição é mostrar os fatos marcantes do ano sob o olhar de diferentes estilos e gerações de fotógrafos.

“Ocupa Brasília”

Um desses fatos marcantes em 2016 foi o “Ocupa Brasília” de 29 de novembro, quando mais de 30 mil trabalhadores, estudantes e ativistas de movimentos sociais protestaram na capital federal contra a proposta de emenda constitucional que “congela” por 20 anos as despesas com serviços públicos, a PEC 55.

A proposta acabou sendo aprovada, mas a  manifestação ficou marcada como a maior até então realizada contra o governo de Michel Temer (PMDB) e também como a que enfrentou a maior repressão. Nesta semana, um protesto ainda maior exigiu o afastamento de Temer e das reformas trabalhista e previdenciária. A violência policial mais uma vez se fez presente e Temer chegou a convocar as Forças Armadas, medida que foi revogada em menos de 24 horas.

O Sintrajud enviou caravanas para ambas as manifestações. No “Ocupa Brasília” do ano passado, Joca Duarte documentou a participação dos servidores do Judiciário Federal, a revolta dos manifestantes que tomaram o gramado da Esplanada dos Ministérios, a repressão policial e o cenário de guerra que se seguiu.

As três fotos selecionadas para a Foto Retrospectiva 2016 (ver abaixo) fazem parte do acervo do Sintrajud e formam um painel impressionante daqueles acontecimentos.

SERVIÇO
Foto Retrospectiva 2016
Local: Saguão do Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Consolação
Quando: até 9 de junho
Realização: Arfoc-SP
Patrocínio: Canon do Brasil
Curadoria: João Wainer e German Lorca

GRÁTIS

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM