Fórum que reúne 27 entidades nacionais dos servidores apoia Beatriz e repudia demissão


22/07/2022 - Helcio Duarte Filho
Nota do Fonasefe diz que demissão ocorre num contexto de crescente assédio nos serviços públicos e defende que o TRF3 reveja a decisão.

Fórum dos servidores públicos federais que reúne 26 organizações sindicais nacionais divulgou nota de repúdio à demissão da servidora e dirigente sindical Beatriz Massariol. A moção se solidariza com Beatriz e com o Sintrajud e defende a imediata reversão da demissão e a reintegração da servidora, oficiala de justiça com 26 anos de trabalho na Justiça Federal de São Paulo.

O documento se junta a mais de vinte moções que já chegaram ao Sintrajud em solidariedade a Beatriz. “Além do repúdio, defendemos  a urgente reversão da medida, com a reintegração da servidora para restabelecer a justiça e o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, diz trecho da nota assinada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

O Fórum reúne as representações sindicais de categorias como docentes e técnicos das instituições de ensino superior e dos institutos e colégios federais, servidores do IBGE, da Receita Federal, do Banco Central, do Judiciário Federal e MPU e de outros órgãos públicos. Além de centrais sindicais como a CSP-Conlutas, CUT, CTB, CGTB e CSPB. A Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do PJU e MPU), a qual o Sintrajud é filiado, também integra o Fonasefe.

A nota ressalta ser inaceitável a medida tomada pela administração do TRF3, num contexto de “exacerbação do assédio moral e institucional, de piora das condições de trabalho e de crescentes ataques aos serviços e servidores públicos”, conclamando o funcionalismo a repudiar e lutar pela reversão da decisão.

Integram o Fonasefe as seguintes entidades nacionais dos servidores: ANDES/SN – ANFFA/Sindical – ASFOC/SN – ASMETRO/SN – ASSIBGE/SN – CGTB – CNTSS – CONDSEF – CSPB – CSP/CONLUTAS – C.T.B – CUT – FASUBRA – FENAJUFE – FENAPRF – FENASPS – INTERSINDICAL – PROIFES – SINAIT – SINAL – SINASEFE – SINDCT – SINDIFAZENDA – SINDIFISCO Nacional – SINDIRECEITA – SINTBACEN – UNACON/Sindical.

A seguir, a íntegra da nota do Fonasefe:

 

Fonasefe manifesta seu repúdio a decisão que demitiu a servidora pública e dirigente do Sintrajud Beatriz Massariol

 

Fórum Nacional dos Servidores defende a reversão da demissão e reintegração da servidora

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) manifesta por meio desta nota seu mais profundo repúdio à decisão da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3a Região (TRF3) pela demissão da servidora pública Beatriz Massariol, oficiala de justiça e diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud). Além do repúdio, defendemos  a urgente reversão da medida, com a reintegração da servidora para restabelecer a justiça e o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A decisão da presidente do TRF3 desconsidera os problemas de saúde enfrentados por Beatriz e suas consequências, diretamente relacionados à gestão do trabalho e a um ambiente hostil em sua anterior lotação, a Central de Mandados Unificada da Capital. Em lugar de uma política ativa de acolhimento e cuidado com a saúde das pessoas, a postura dessa Administração culpabiliza as próprias vítimas pelo adoecimento de que padecem e ignora a influência das condições de trabalho sobre o bem-estar funcional e pessoal.

O Fonasefe destaca ainda que a inaceitável medida ocorre em um contexto de exacerbação do assédio moral e institucional, de piora das condições de trabalho e de crescentes ataques aos serviços e servidores públicos. Não se trata de um fato isolado, é dever de todo o funcionalismo repudiar e lutar pela reversão desta decisão.

Agrava ainda mais a situação, o fato de que a comissão processante chegou a conclusão distinta, mas a presidente do TRF3 não a considerou e decidiu pela demissão.

A servidora pública Beatriz possui 26 anos de dedicação e serviços prestados à Justiça Federal e aos jurisdicionados, com um histórico funcional exemplar, o que só faz aumentar a nossa consternação e indignação. Enfatizamos que Beatriz é também dirigente sindical, com um histórico de atuação em defesa de melhores condições de trabalho e dos direitos da categoria, mais um agravante que confere à medida traços típicos de prática antissindical.

Deste modo, exigimos a imediata reversão da decisão. E colocamos as entidades que compõem nosso fórum em absoluta e irrestrita solidariedade à companheira Beatriz Massariol e ao Sintrajud, entidade filiada à Fenajufe que atua em sua defesa, para que se faça justiça com a reversão da demissão e imediata reintegração da servidora!

Fonasefe

(Fórum Nacional das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Federais)

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM