A festa do Sintrajud na capital, realizada na noite da última sexta (29 de novembro), foi novamente um sucesso. Servidores, servidoras e convidados participaram do festejo que abriu as comemorações dos 30 anos do Sindicato, que se completam em dezembro de 2025; celebrou os 29 anos da subsede em Santos (fundada em 29 de novembro de 1996) e empossou a diretoria de base, que junto com a diretoria executiva vai compor o Conselho de Base da entidade no próximo triênio. O evento terminou às 2h30 da manhã, com a participação expressiva de 700 pessoas e referências à pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954).
Foi evidente a animação do público. A cada nova atração, um grupo se levantava, deixando a pista de dança mais alegre, colorida e lotada. A servidora do TRE-SP Ione Mitsui, que chegou cedo para escolher a melhor mesa e ficar mais próxima do palco, avaliou a festa como “maravilhosa”, destacando a escolha das bandas e dos Mariachis Sampa México.
No palco, antes mesmo de dar início às atrações, as diretoras Anna Karenina e Lynira Sardinha agradeceram a presença e foram muito aplaudidas pelo público.
A servidora do TRT-2 Bruna Guimarães, presente em diversas mobilizações deste ano, elogiou o tema da festa: “Eu luto e não me Kahlo”. “Frida é um exemplo e tema dialoga com as nossas lutas”, apontou, parabenizando a direção. Para animar a noite, a primeira atração foi a Banda dos Metroviários, que interpreta canções do pop rock.
“Este ano, optamos por uma programação diversificada para agradar a todos e não deixar ninguém parado. A nossa intenção foi proporcionar um momento de descontração e confraternização para que todos e todas pudessem renovar as energias. E acredito que atingimos nosso objetivo”, destacou a diretora Anna Karenina, representando a diretoria, que não mediu esforços para realizar um evento com segurança e conforto.
Durante a posse da diretoria de base, que terá a tarefa de organizar as lutas por local de trabalho e fortalecer as iniciativas do Sindicato, a diretora Ana Luiza Figueiredo, aposentada do TRF-3, reforçou que “é preciso manter a alegria para enfrentarmos os desafios diários. Por isso, hoje é dia de comemorar”. Concordando com Ana, a diretora de base recém-empossada Raquel Morel Gonzaga (TRE-SP) lembrou que a comemoração é uma oportunidade de reencontros, “sendo essencial festejarmos as nossas conquistas”.
Antônia Cândida (servidora aposentada TRT-2) e uma das primeiras sindicalizadas do Sintrajud, elogiou o grupo de Mariachis que levou canções mundialmente conhecidas à festa. “Não perco uma festa e todo ano a organização consegue me surpreender um pouco mais. Os Mariachis são um sonho”.
E as novidades não pararam por aí. À meia-noite, um robô tequileiro entrou no salão despertando curiosidade de todos e todas. Com 2,6 metros de altura e uma armadura composta por luzes coloridas de led envolveu os convidados e convidadas numa atração muito elogiada pelo público. “Como de costume, a festa está linda. Temos muitos motivos para comemorar”, disse a diretora de base Maria Ires Graciano Lacerda, da Central de Cálculos do Juizado Especial Federal na capital.
O momento apoteótico da comemoração, esperado pelos servidores e servidoras, foi o sorteio de prêmios, que contou com eletrodomésticos, eletroeletrônicos e até duas diárias em hotel para um casal. Uma das ganhadoras, Alice Harumi Morita (Justiça Federal) ficou muito feliz, pois achava que não tinha sorte. Demonstrando surpresa ao ouvir seu nome pela direção do Sintrajud, vibrou ao fundo do salão lotado. “A festa está além das minhas expectativas”, comemorou a ganhadora de uma fritadeira elétrica.
Antes mesmo de começar a apresentação da banda A Cores, foi possível perceber a energia que contagiava a todos. O servidor Vladimir Melander (TRF) disse que reencontrou velhos amigos e fez novos. “Colegas de tribunais diferentes, mas com realidades semelhantes às nossas”, ponderou elogiando toda a organização.
A direção do Sintrajud no próximo ano vai manter a tradição das comemorações, que será realizada no salão de eventos Hakka, na Liberdade, onde ocorreu a festa dos 11 anos da entidade, em 2006, logo após a vitória do PCS-3. O objetivo da mudança de um local que vinha sendo reivindicado nos últimos anos pelos associados (devido ao espaço e localização) é acolher um maior número de participantes com segurança. A participação da categoria nas festas é o destaque dos períodos de luta que marcam os anos em meio a múltiplos ataques a direitos, e a superação das expectativas é uma alegria enorme para a direção e funcionários do Sintrajud.
O próximo evento deste ano será na Ilha Porchat, em São Vicente, em comemoração também aos 29 anos da subsede. Os ingressos já estão esgotados e festa, numa localidade apontada como uma das mais belas vistas do país, promete.
* Texto atualizado para correção da data da festa no Hakka, em 03/12/2024 às 12h32.