Ex-dirigente do Sintrajud ministra palestra sobre direitos de pacientes oncológicas

22/10/2019 - Luciana Araujo

A servidora aposentada do TRT-2 e ex-diretora do Sintrajud Carmen Dora de Freitas Ferreira ministra no próximo dia 26 de outubro (sábado) palestra sobre os direitos conquistados por mulheres que vivem com câncer de mama. O evento acontece das 9h às 12h30 no auditório do Sindicato dos Advogados, na Rua da Abolição, 167, Bela Vista (região Central da capital).

A palestra será parte do seminário “Todas por todas: valentes e infinitas”, promovido pela iniciativa de mesmo nome em parceria com diversas organizações durante o “Outubro Rosa” (mês que marca a difusão das campanhas de prevenção da doença). Também serão discutidos a importância do autocuidado e prevenção, com a presença da enfermeira e professora universitária Claudia Walleska Ronaib Silva, e o papel dos exercícios físicos no tratamento pós-operatório, com a esteticista e radialista Gislaine da Silva. A cirurgiã-dentista Kátia Cristina da Silva Neves falará sobre os cuidados com o sorriso. Haverá ainda oficinas de massoterapia, zumba e automaquiagem.

“A medicação para o tratamento é muito cara, mas existe a possibilidade de acessá-la até pelos convênios. No entanto, é exigido o laudo de patologia. Só que nem todas as pacientes oncológicas sabem disso. Muitas mulheres não sabem que temos direito à isenção do imposto de renda. Tratarei dessas e outras questões para assegurar a todas as garantias previstas na legislação”, antecipa Carmen Dora.

Atuando como advogada já há quase duas décadas, Carmen é conselheira consultiva da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AAT-SP). A servidora também presidiu por mais de dez anos a Comissão de Igualdade Racial da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil.