Está no ar a programação do 9º Congresso do Sintrajud


28/04/2023 - Niara Aureliano
Abertura do 9º Congresso Estadual, com recepção dos(as) congressistas, será no auditório do Sindicato, às 18h de quinta-feira (4/05).

O 9º Congresso do Sintrajud está chegando e a programação, com mesas e debates confirmados, já está definida. O momento será de celebração, dado que em 2020 a categoria não pôde realizar seu Congresso devido à pandemia de Covid-19, e também de muita discussão sobre as propostas de rumos da entidade para o próximo período.

 

A primeira atividade do 9º Congresso do Sintrajud terá início às 18h de quinta-feira, dia 4 de maio, na sede do Sindicato, onde serão recebidos os congressistas para recepção. Essa será a única atividade em São Paulo. Lá, congressistas e entidades convidadas darão início às atividades do Congresso com a Mesa de Abertura, que está marcada para as 19h30. Em seguida, por volta das 21h, um ônibus levará os participantes ao Atibaia Residence Hotel, no município de Atibaia, ponto de encontro da categoria neste 9º Congresso do Sintrajud.

 

Servidores e Servidoras se reunirão até 7 de maio para debater conjuntura nacional, mundo do trabalho, reestruturação produtiva, combate ao assédio no Judiciário, combate às opressões, estratégias para valorização da carreira e combate à terceirização, e, portanto, definir os planos de luta da categoria.

 

A programação se divide entre espaços para apresentação de teses, que já foram enviadas pelos servidores e servidoras, para discussão no evento; grupos de trabalho, atividades culturais e diversos painéis.

 

O primeiro painel, “Quais perspectivas e desafios para a classe trabalhadora diante do novo governo?”, será realizado na sexta, 5 de maio, às 10h, e contará com os palestrantes Plínio de Arruda Sampaio Júnior (Professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp), Vera Lúcia (Ex-candidata à presidência e membra da direção nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados – PSTU) e Virgínia Fontes (Professora de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF).

 

Após o almoço, às 13h30 de sexta, 5 de maio, acontecerá o painel “Combater o machismo, o racismo e a lgbtfobia para unir a classe trabalhadora”, com Érika Andreassy (Militante do Movimento Mulheres em Luta – MML) e Luana Alves, vereadora na cidade de São Paulo pelo PSOL.

Já no sábado, 6 de maio, estão programados três painéis. O primeiro com a temática “Reestruturação produtiva: home office, teletrabalho, uberização e a política de fazer mais com menos.”, com a participação dos professores Fabiane Previtali, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Israel Luz, do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos, e Ricardo Festi, da Universidade de Brasília.

 

Em seguida, o debate será sobre “Assédio Moral e Sexual não pode ser segredo na justiça – Os desafios na luta contra o assédio como forma de gestão no serviço público: a política da humilhação”, e terá a participação de Eliana Ferreira, do Departamento Jurídico do Sintrajud, e Roberto Heloani, da Unicamp. No período da tarde estará em foco a “Valorização da carreira e combate à terceirização no judiciário. Revogação das reformas da previdência e trabalhista”, painel que contará com a participação de Démerson Dias, ex-diretor do Sintrajud e Fenajufe e servidor do TRE/SP, e Maria Lúcia Fattorelli, fundadora da Auditoria Cidadã da Dívida.

 

A Plenária deliberativa final acontecerá às 9h de domingo, dia 7 de maio. Toda o acúmulo adquirido durante os painéis, espaços culturais e trocas nos grupos de trabalho gerarão resoluções que serão aprovadas ou rejeitadas pela categoria, tanto em relação ao plano de lutas dos servidores, bem como sobre temas específicos, tais quais plano de carreira, valorização salarial, dentre outros.

 

 

Confira a programação na íntegra:

 

PROGRAMAÇÃO 9º CONGRESSO ESTADUAL SINTRAJUD/SP

 

04 de maio (quinta-feira)

18h – Abertura do 9º Congresso Estadual do Congresso e recepção dos(as) congressistas – que será realizada no auditório do Sindicato – localizado na Rua Antônio de Godói, nº 88, 15º andar, Centro. São Paulo/SP. CEP: 01034-001.

19h30 – Mesa de abertura com entidades convidadas.

21h – Encerramento e saída do ônibus do sindicato ao Atibaia Residence Hotel – localizado na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 4746, Jardim Itapetinga. Atibaia/SP. CEP: 12947-000.

 

05 de maio (sexta-feira)

9h às 20h – Credenciamento de delegados(as) e observadores(as).

9h – Discussão e aprovação do Regimento Interno.

10h – Painel: “Quais perspectivas e desafios para a classe trabalhadora diante do novo governo.”

Palestrantes:

Plínio de Arruda Sampaio Júnior – Professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp.

Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado– Ex-candidata à presidência da república e da direção nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados – PSTU.

Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes-Professora de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF.

12h30 – Almoço.

13h30 – Painel: “Combater o machismo, o racismo e a lgbtfobia para unir a classe trabalhadora.”

Palestrantes:

Érika Andreassy– Militante do Movimento Mulheres em Luta – MML.

Luana Alves – vereadora na cidade de São Paulo pelo PSOL

15h30 – Apresentação das teses gerais e específicas.

17h – Coffee break.

17h30 – Grupos de Trabalho (questões gerais).

20h – Encerramento dos trabalhos e jantar.

21h -Prazo para entrega de propostas de resoluções sobre de conjuntura e opressões.

 

06 de maio (sábado)

9h às 13h – Credenciamento de delegados(as) e observadores(as).

9h – Painel: “Reestruturação produtiva: home office, teletrabalho, uberização e a política de fazer mais com menos.”

Palestrantes:

Fabiane Previtali-Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Israel Luz-Professor do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos – Ilaese.

Ricardo Festi-Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade de Brasília.

11h – Painel: “Assédio Moral e Sexual não pode ser segredo na justiça – Os desafios na luta contra o assédio como forma de gestão no serviço público: a política da humilhação.”

* Com femenagem à Dra Margarida Barreto.

Palestrantes:

Eliana Ferreira– Advogada Sindical e Coordenadora do Departamento Jurídico do Sintrajud.

Roberto Heloani– Professor Titular e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na área de Gestão, Saúde e Subjetividade. Membro fundador do site www.assediomoral.org Atua principalmente nos seguintes temas: Ética no Trabalho; Assédio Moral e Sexual e na área da Saúde no e do Trabalho.

13h – Almoço

14h – Painel: “Valorização da carreira e combate à terceirização no judiciário. Revogação das reformas da previdência e trabalhista.”

Palestrantes:

Démerson Dias-Ex-diretor do Sintrajud e Fenajufe e servidor do TRE/SP.

Maria Lúcia Fattorelli– Auditora Fiscal Aposentada da Receita Federal e coordenadora/ fundadora da Auditoria Cidadã da Dívida.

16h30 – Grupos de Trabalho (questões específicas), com coffee break.

19h – Plenária deliberativa (pautas gerais).

20h – Prazo final de entrega de propostas de resolução (questões específicas).

21h – Encerramento dos trabalhos.

 

07 de maio (domingo)

9h – Plenária deliberativa final.

13h – Encerramento dos trabalhos e almoço.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM