Esclarecimentos sobre a assembleia para eleição da comissão eleitoral realizada neste dia 11

11/07/2020 - Redação
Em defesa da categoria e do Sintrajud, organizar nova assembleia em 18 de julho, às 14 horas.

A organização das eleições do Sintrajud neste ano está acontecendo de forma totalmente nova. Em meio a uma pandemia que afeta todo o globo de forma ainda não mensurável, estamos realizando um processo eleitoral, com a responsabilidade e dever de assegurar todas as garantias democráticas e a ampla participação dos sindicalizados na capital e em todos os rincões do estado (jovens, idosos, ativos, aposentados, com e sem acesso às novas tecnologias).

Nesse cenário, organizamos a convocação do pleito em um prazo de cinco dias, conforme decisão judicial buscada pela direção do Sindicato para garantir a prorrogação do mandato frente ao adiamento das eleições imposto pela pandemia. Autorizada a realização do processo por meio eletrônico, que exige ferramentas e condições atípicas em relação ao período anterior à crise sanitária, buscamos uma solução que assegurasse a ampla participação e a identificação dos eleitores. O desafio de garantir efetivamente esses compromissos, que são constitutivos da História do Sintrajud, é enorme.

Ainda que a realidade seja complexa, consideramos importante pedir desculpas à categoria pelos transtornos, em especial aos colegas que se mobilizaram a fim de participar da assembleia.

Diante dos problemas de funcionamento no sistema verificados e da impossibilidade de saná-los durante a atividade, houve uma confluência para a única saída possível, assumida por consenso entre os presentes. Suspendemos a assembleia e consolidamos a lista dos servidores e servidoras que atenderam ao chamado do Sindicato e se credenciaram na manhã de sábado, para retomar os trabalhos com a segurança de que todos e todas possam exercer seu direito de participação sem prejuízo ao acesso, como preconiza o estatuto do Sintrajud.

O credenciamento de mais de 400 pessoas e a presença de 375 servidores à assembleia, na realidade em que estamos, evidenciam a força da nossa categoria e a respeitabilidade do Sintrajud, pela qual essa diretoria tem o mais irrestrito compromisso em zelar.

Cumprimos todas as determinações judiciais exaradas pela juíza Luciana Bezerra de Oliveira nos autos do Processo n° 1000559-83.2020.5.02.0057, que tramita na 57ª Vara do Trabalho de São Paulo. Em verdade, fomos além e estendemos o período de credenciamento até as 13h30, conscientes de que garantir a participação de todas e todos os interessados em paralelo ao início da assembleia seria desafiador, mas necessário. Instalamos a assembleia com menos de 15 minutos de atraso e fizemos todos os esforços para contornar os problemas.

Como parte do esforço para apurar o ocorrido e prestar contas à categoria, verificamos um conjunto de dificuldades que inviabilizaram a participação de todos os que se apresentaram, diferentemente do que era o planejado. A ocorrência de instabilidade no início do credenciamento, posteriormente sanada, combinada com erro no arquivo de dados transmitido pelo Sindicato, resultou em inconsistências que acabaram não solucionadas por completo durante o procedimento de identificação. Verificou-se que parte dos sindicalizados, não afetados por essa instabilidade, receberam suas senhas. Porém, foram diversos os relatos de participantes que não as receberam.

Destacamos que estão sendo providenciadas soluções, com a urgência que o caso requer, para que não haja qualquer prejuízo à participação da categoria, às candidaturas, à comissão eleitoral e, por consequência, a ambas as chapas inscritas no prazo determinado pelo edital de convocação do processo eleitoral.

Lamentamos profundamente que isso tenha acontecido numa assembleia histórica, com certeza, das maiores que nosso Sindicato já realizou em período eleitoral. Para nós, reiteramos, a participação na assembleia é demonstração de força e organização da categoria e de sua entidade representativa.

Continuaremos o processo de organização das eleições e o credenciamento (assegurado o direito de quem já se credenciou no dia 11 manter o procedimento realizado ou fazer novo credenciamento somente se assim desejar). Colegas que tenham relatado problemas no credenciamento, que por ventura não constem da lista, poderão realizar novamente o procedimento e participar regularmente.

Realizaremos nossa assembleia no próximo dia 18 de julho (sábado), às 14 horas, mantendo o compromisso de assegurar eleições transparentes, democráticas, com ampla representatividade como a da assembleia deste sábado, e o fortalecimento de nosso Sintrajud. Estamos dentro do prazo estatutário e está preservado o cronograma eleitoral.

Seguimos juntos, porque juntos somos mais fortes!

Diretoria Executiva

NOTA DA REDAÇÃO: Texto atualizado em 14/07/2020, às 16h47, após a verificação, pela diretoria do Sintrajud e assessoria jurídica, de problemas ocorridos e providências necessárias ao regular prosseguimento do processo eleitoral.