Erro da Folha de S. Paulo leva servidores a procurar vacina contra a gripe


18/05/2017 - helio batista

A Folha de S. Paulo noticiou erroneamente em sua edição da última sexta-feira (12) que servidores do Judiciário foram incluídos no público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Com base nessa notícia, alguns servidores procuraram postos de saúde e conseguiram ser vacinados.

Induzido a erro por essa informação e pela notícia da Folha, o Sintrajud divulgou nesta quarta-feira (18) que a categoria faz parte do público-alvo da campanha. Na verdade, como se pode ver no release distribuído pela Secretaria Estadual da Saúde (abaixo), a ampliação do público-alvo incluiu policiais, bombeiros, profissionais da Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público, Procuradoria Geral e Defensoria Pública. Provavelmente, a Folha de S. Paulo considerou que a Procuradoria Geral e a Defensoria Pública fazem parte do Judiciário.

Ainda assim, há casos de servidores que estão conseguindo ser vacinados nos postos de saúde, onde a campanha segue até o dia 26.

A reportagem do Sintrajud foi a um posto de saúde no centro da capital e obteve a informação de que, com um pedido médico, qualquer pessoa pode ser vacinada.

 

Release da Secretaria de Estado da Saúde:

Alckmin anuncia ampliação do público da vacinação contra a gripe

A partir de agora, serão imunizados policiais, bombeiros, profissionais da Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público, Procuradoria Geral e Defensoria Pública; ‘Dia D’ acontece no sábado (13), para todos os públicos-alvo da campanha

 

O governador Geraldo Alckmin anuncia, nesta sexta-feira, 12, a ampliação do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe deste ano. Terão direito à vacina policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública.

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde e responsável pela produção da vacina, disponibilizou 600 mil doses extras para vacinação desses novos grupos.

A ação terá início nesta sexta-feira, 12, com um posto volante instalado no 1° Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”, na Av. Tiradentes, 440, que funcionará das 14h às 18h, com a finalidade de imunizar agentes de segurança pública, que atuam diretamente em contato com a população. A campanha de vacinação seguirá em todo o Estado até 26 de maio.

Em 2017, o Estado pretende vacinar 10 milhões de paulistas contra o vírus Influenza, causador da H1N1 e outras gripes. O número corresponde à meta de 80% das 12,6 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha.

No sábado, 13 de maio, acontece o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe, que permitirá o aumento da cobertura vacinal, que atingiu cerca de 40% do público-alvo, até o momento. Balanço preliminar da Secretaria, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas, aponta que SP vacinou 4,5 milhões de pessoas desde o início da campanha, em 17 de abril.

As doses estarão disponíveis para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada, além dos novos grupos contemplados com a ampliação.

Serão 36,1 mil profissionais da saúde mobilizados em 5.402 postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo, funcionando das 8h às 17h. Somente na capital, há 479 fixos e 55 volantes. Nas cidades da Grande São Paulo, interior e litoral há outros 3.538 postos fixos e 1.330 volantes. Além disso, haverá suporte de 2.436 veículos, 3 barcos, 18 ônibus e outras formas de transporte disponibilizadas com apoio dos municípios paulistas.

“A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia, otites e sinusites”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria. Ainda segundo Sato, não há motivo para receio ou medo de tomar a vacina. “A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, explica.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.

Neste ano, até 24 de abril, foram notificados em SP 206 casos de SRAG atribuíveis ao vírus Influenza, dos quais 119 relacionados ao A (H3N2). Foram ainda notificados 23 óbitos, sendo 9 relacionados a H3N2.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Assessoria de Imprensa

(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM