Encontro ‘histórico’ traça luta conjunta contra reforma de Bolsonaro que ataca serviço público

30/07/2021 - Helcio Duarte Filho
Sintrajud ajudou a fazer evento que reuniu 11 centrais sindicais e aprovou a construção de uma greve geral do setor público de 24h no dia 18 para barrar PEC-32.

Um encontro que entrará para história das lutas do funcionalismo no Brasil em defesa dos serviços públicos. Assim muitos definiram o Encontro Nacional do Setor Público, organizado por 11 centrais sindicais e entidades nacionais da área para traçar um plano de mobilização capaz de impedir a aprovação da ‘reforma’ Administrativa que o presidente Jair Bolsonaro tenta aprovar no Congresso Nacional.

O Sintrajud e servidores e servidoras do Judiciário Federal participaram do encontro, realizado de forma virtual e que teve quase 5 mil pessoas inscritas. A plenária que encerrou a atividade, ao final da tarde desta sexta-feira, 30 de julh0, apresentou um plano de mobilização articulado de forma consensual entre os participantes.

A resolução aprovada afirma que não é possível ’emendar’ ou melhorar a proposição do governo (PEC-32) e que a luta deve ser para derrubar toda a proposta de emenda constitucional. Clique aqui para assistir à Plenária Final na página do Facebook do Sintrajud.

O plano de luta inclui ato em Brasília no dia 3 e uma grande greve geral no setor público em 18 de agosto, e que envolva ainda outros setores da sociedade – numa luta que também se insere no contexto da campanha “Fora Bolsonaro e Mourão”.

O conjunto das propostas aprovadas devem ser levadas a assembleias dos diversos segmentos do funcionalismo público, para que seja construído na base e envolva o máximo de categorias possível, nas três esferas de governo.

‘Contra a PEC 32’

A atividade foi convocada por 11 centrais sindicais – CUT, CTB, CSP-Conlutas, Força Sindical, UGT, NCST, CSB, Intersindical, Pública, CGTB e Intersindical IL. Numa parceria com o Fonasefe (Fórum Nacional dos Servidores Federais), a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, o movimento “Basta” e da União dos Policiais do Brasil (UPB).

Todas as entidades que organizaram o evento integram a campanha ‘Contra a PEC 32’, que possui site homônimo na web. Um manifesto pela rejeição da ‘reforma’ Administrativa também foi apresentado ao final do evento.

Cerca de 5 mil pessoas se inscreveram para participar do encontro, iniciado com um ato público virtual na quinta, 29, e que se encerrou no início da noite desta sexta, 30 de julho. O evento reuniu servidores municipais, estaduais e federais e foi avaliado como algo de dimensões inéditas em termos de envolvimento de setores do funcionalismo na defesa dos serviços públicos.

A atividade começou na noite de quinta-feira (29), com a realização de uma live-ato que reuniu representantes das centrais sindicais e parlamentares contrários à PEC-32. Pela manhã desta sexta-feira (30), logo após a mesa de abertura, foram formados 16 grupos de trabalho para debater o plano de lutas. Veja aqui a live-ato de abertura do Encontro.

À tarde, duas palestras levaram mais elementos sobre a reforma para os participantes. O Sintrajud as transmitiu em sua página no Facebook. Primeiro, falou a auditora fiscal Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, que criticou duramente a proposta de emenda constitucional defendida pelo presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. Clique aqui link para assistir à palestra de Fattorelli.

Em seguida, o sociólogo Fausto Augusto Junior, do Departamento Intersindical de Estudos e Estatística Sócio-Econômicas (Dieese), discorreu sobre os impactos da ‘reforma’ Administrativa. Assistir aqui a palestra de Fausto Augusto.

Veja aqui a íntegra do Manifesto aprovado no Encontro Nacional do Setor Público