Encontro estadual vai traçar estratégias de luta do funcionalismo

30/01/2019 - helio batista

Representantes do funcionalismo público municipal, estadual e federal reúnem-se no dia 16 de fevereiro no Sindicato dos Metroviários de São Paulo a fim de traçar estratégias para enfrentar os ataques do governo ao serviço público e aos direitos dos trabalhadores, como a reforma da Previdência e a nova legislação trabalhista.

O encontro está sendo organizado pelo Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado de São Paulo, formado pelo Sintrajud e por mais de uma dezena de entidades do funcionalismo e trabalhadores públicos (contratados em regime celetista, mas que atuam em autarquias e empresas públicas, como o Metrô). As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.

A programação inclui palestras e grupos de trabalho, que vão planejar a mobilização.

O advogado César Lignelli, do departamento jurídico do Sintrajud, dará uma palestra sobre as ameaças que pairam sobre os direitos e conquistas do funcionalismo no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Marcus Orione, professor da Faculdade de Direito da USP, falará sobre os ataques à estrutura sindical e à organização dos trabalhadores.

A professora Sara Granemann, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordará a proposta de reforma da Previdência e seu impacto sobre os direitos sociais.

Ao final do encontro, uma plenária definirá o plano de mobilização das diversas categorias para defender os serviços públicos e os servidores. O encontro será encerrado com uma confraternização.

Encontro Estadual dos Trabalhadores do Setor Público

Quando: 16 de fevereiro (sábado), a partir das 9 horas.

Onde: Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Rua Serra de Japi, 31 – Tatuapé – S. Paulo – SP