A população gaúcha segue em estado de emergência ao menos em metade do território. Conforme as semanas vão passando e seguem as chuvas no Sul, um movimento de comoção se estabelece e as ações de solidariedade são fundamentais diante do tamanho da catástrofe, o que não substitui a criação de políticas públicas nas três esferas à altura dos desafios que precisarão ser enfrentados.
Em virtude da catástrofe climática que já fez mais de 161 vítimas fatais e dos enormes danos causados pela negligência e modelo de ‘desenvolvimento’ em vigor, entidades como a CSP-Conlutas — Central à qual o Sintrajud é filiado —, MTST, MST, Movimento de Mulheres Olga Benário e CUFA estão em campanha de arrecadação em prol da população atingida pela tragédia.
As entidades e movimentos populares buscam garantir abrigo, alimentação, materiais de higiene, entre outras necessidades, bem como apoiar as iniciativas de reconstrução nos locais onde as águas já baixaram. Os grupos e movimentos disponibilizaram contas PIX para aqueles e aquelas que puderem ajudar doando qualquer valor.
Em mais de 20 dias de chuvas, até a publicação deste texto, morreram 161 pessoas em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, 618 mil já tinham sido obrigadas a deixar suas casas, 540 mil estavam desalojadas, 78 estavam em abrigos e eram computados mais 2,3 milhões de afetados, segundo dados da Defesa Civil.
O Sintrajud reforça a importância da ação e pede aos colegas que contribuam com o movimento de solidariedade. No entanto, alerta para os cuidados na hora de fazer as doações via PIX, que precisam ser para entidades reconhecidas e sob indicações de grupos e movimentos idôneos, com compromisso social. Infelizmente, golpes estão sendo aplicados para desviar valores; por isso, é importante redobrar a atenção
Confira abaixo algumas campanhas de instituições que o Sintrajud recomenda:
CSP-Conlutas
Central à qual o Sintrajud é filiado. Os donativos estão sendo encaminhados à direção estadual da Central para financiar a assistência às pessoas em vulnerabilidade social. Doações pela chave PIX [email protected] ou por transferência/depósito: Banco do Brasil, agência 3520-3, conta-corrente 26261-7, CNPJ 07.887.926/0013-23 – CSP-Conlutas Central Sindical e PopularMovimento de Mulheres Olga Benário (Porto Alegre)
O Movimento de Mulheres Olga Benário de Porto Alegre também atua na rede de solidariedade. Os endereços para doações diretas são a Casa de Referência Mulheres Mirabal (Rua Souza Reis, 132, bairro São João, Porto Alegre) e a ocupação Sepé Tiaraju (Avenida Farrapos, 285, bairro Floresta, também na capital gaúcha).Recentemente, o movimento construiu um abrigo para mulheres vítimas das inundações. Doações pela chave PIX: [email protected].
MST (campanha de solidariedade Sem Terra)
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra organiza a Campanha de Solidariedade Sem Terra ao Rio Grande do Sul. Doações pela chave PIX [email protected] ou pela plataforma Apoia.se (https://apoia.se/sos_mst).Cozinhas Solidárias
Iniciativa dos movimentos de Trabalhadores Sem-Teto (MTST), de Atingidos por Barragem (MAB), de Pequenos Agricultores (MPA) e da Marcha Mundial das Mulheres distribui 1,5 mil a 1,8 mil marmitas por dia. Doações pela chave PIX
[email protected],Central Única das Favelas (CUFA)
A CUFA tem recebido doações para as famílias gaúchas desabrigadas em todas as suas regionais espalhadas pelo país. Doações pela chave PIX [email protected].