Em respeito às vítimas da covid-19 e famílias, 9ª Mostra de Artes é adiada

19/03/2021 - Luciana Araujo
Evento será realizado em breve, quando o país estiver em uma situação de maior controle da pandemia, que já vitimou milhares de brasileiros, incluindo muitos servidores e familiares.

Com o agravamento da crise sanitária e o colapso do sistema de saúde no estado de São Paulo e no país, provocados pela falta de políticas governamentais de enfrentamento à pandemia e a subserviência dos governos federal, estadual e municipais aos interesses do mercado, a diretoria do Sintrajud decidiu adiar a realização da 9ª Mostra de Artes do Sintrajud, que seria realizada no próximo sábado (20 de março).

Diante da iminência de que o Brasil chegue às 300 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, que já vitimou vários servidores do Judiciário Federal e familiares, a diretoria e artistas inscritos no evento avaliaram que não era possível realizar o evento nesta data. Ainda que a Mostra tenha perspectiva de resistência, envolve também uma celebração à arte e busca também trazer alguma alegria para o difícil momento que o país vive.

“Infelizmente o cenário que estamos vivendo não deu outra alternativa à direção, mas é importante lembrar que estamos tão somente adiando a Mostra para um momento mais oportuno. Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso com uma atuação sindical que inclui a arte como ação política contra a barbárie”, ressalta a diretora do Sindicato e servidora aposentada do TRE Cláudia Sperb.

A servidora do TRT-2 e poetisa Scheilla Brevidelli, inscrita para apresentar seu trabalho na Mostra, concorda. “Estou triste [com os números de mortes que o Brasil tem registrado] e não tinha condições de participar da Mostra. A gente devia lutar para os tribunais criarem um memorial virtual com o nome dos colegas que perderam suas vidas desde 2020, com a causa da morte, para que pudéssemos fazer um luto interno e lidar com essas perdas”, afirmou.

O diretor teatral e coordenador do grupo de teatro do Sindicato – o Erga Omnes -, Jairo Maciel, lembrou que não seria correto realizar “a Mostra em meio a tanta dor. Vai passar e retornaremos mais fortes”, disse.

Para Silvio Pires, violonista erudito e servidor do TRF-3, “o adiamento da Mostra de Artes é uma pena, realmente. Mas, eu mesmo perdi um primo-irmão pelo covid há menos de um mês. Estamos vivendo um genocídio no Brasil! Quanto à nossa elite econômica, seguem somente contabilizando seus imensos lucros oferecidos pelo descarado banqueiro Paulo Guedes, com as bençãos de Pinochet e Ustra”.

Milton Cordoni, servidor das Turmas Recursais do TRF-3 e diretor de base, manifestou “total solidariedade à diretoria e a todos envolvidos” e defende “que nossa luta continue sempre com total segurança e responsabilidade.”

Confira abaixo a nota da direção executiva do Sindicato sobre o adiamento do evento:

NOTA DA DIREÇÃO

Nossa entidade havia programado a 9ª Mostra de Artes para este dia 20 de março de 2021 (sábado), em formato totalmente virtual. O evento, que vem de longa data, foi retomado em nosso calendário e se caracteriza como uma festa, envolvendo servidoras e servidores dos diversos ramos para apresentar suas produções artísticas. Diante da crise sanitária, não pôde ser realizado em 2020, ano em que comemoramos nosso jubileu de prata.

Temos clareza da importância das artes, como meio de fortalecimento dos laços de solidariedade e integração social e cultural e também como forma de resistência e enfrentamento às adversidades, aliviando a dor e alimentando a esperança.

Destacam-se as produções culturais como instrumento, neste cenário de obscurantismo, medo, e desconstrução do conhecimento, no qual vivemos, sob o jugo de autoridades que desprestigiam e atacam diuturnamente a arte, a cultura e a ciência. Tempos nos quais os poderosos impulsionam apenas expressões que se subjuguem a seus caprichos, com produções apologéticas que revelam sua reacionária ideologia ultraliberal e neofacista.

Assim, a direção do Sintrajud avaliou que o mais adequado para o momento é o adiamento, dado o quadro atual de descontrole da pandemia, consequência do negacionismo e ineficiência governamental.

Diante do registro de quase 290 mil óbitos e números diários que têm ultrapassado a média de duas mil vidas perdidas, em consideração aos mortos e seus familiares, em respeito aos doentes internados em leitos de UTI e àqueles que esperam por uma vaga hospitalar, postergar a mostra apresentou-se como a única alternativa.

Como entidade de classe combativa e atuante na defesa da vida de toda a população, seguiremos acompanhando o desenrolar da pandemia, até que tenhamos um momento menos dolorido, na perspectiva de realizar um evento para comemorarmos, por exemplo, a vacinação ampla da população.

Nossa luta de enfrentamento à pandemia passa pela vacinação para todas e todos, pelo Fora Bolsonaro e Mourão e suas políticas genocidas, pela valorização das artes, da democracia, dos serviços públicos e de políticas sociais que garantam direitos. A mostra acontecerá tão logo tenhamos um cenário mais adequado e, assim, comemoraremos nosso jubileu dos 25 anos de Lutas do nosso Sintrajud

São Paulo, 19 de março de 2021.