Economista analisa dotações para reforçar luta por mais verbas para saúde e benefícios


18/09/2023 - Luciana Araujo
Aposentado, Washington Moura Lima, economista que assessorou o Sindicato por mais de 20 anos, retorna como consultor para apoiar lutas da categoria.

Diante da demora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, da Diretoria do Foro da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região em avançar na interlocução para assegurar mais verbas para a assistência em saúde nesses regionais, a nova diretoria do Sindicato contratou os serviços do economista Washington Moura Lima para retomar os estudos sobre as execuções orçamentárias. O profissional já está trabalhando sobre os dados de orçamentários.

Especialista em Orçamento da União e um histórico aliado da categoria nos debates que reforçaram as mobilizações em defesa dos planos de cargos e salários e do reajuste conquistado na greve de 2015, o economista se aposentou no final do ano passado, mas volta agora a atuar como consultor do Sindicato.

“Na Justiça Federal e no TRF, por terem administrações orçamentárias distintas e despesas comuns, trabalham com os números de forma diferente, gerando informações conflitantes, entre o que é dito pelo Tribunal e pela Primeira Instância. Então, a gente precisa de um estudo detalhado para sabermos onde realmente estão sendo e serão aplicados os recursos de saúde. Por isso contratamos o economista, para assegurar os direitos da categoria”, destaca o dirigente do Sindicato e servidor do Tribunal Cléber Borges Aguiar.

Washington está responsável pela realização de estudos do acompanhamento das execuções orçamentárias no TRF-3, na Justiça Federal, no TRT-2 e Justiça do Trabalho, e também no TRE-SP e cartórios da Justiça Eleitoral. “Os estudos conterão tabelas, gráficos e textos, com informações orçamentárias relativas aos montantes autorizados e liquidados, e comparativamente entre os montantes que deveriam estar liquidados e que tenham sido efetivamente liquidados na data da elaboração dos relatórios, com o objetivo de verificar as condições de realizar remanejamentos para Projetos/Atividades de interesse dos servidores, particularmente para os benefícios sociais (auxílios alimentação, creche, transporte e assistência médica e odontológica).

No âmbito da Justiça Federal e do TRF-3, o objetivo é assegurar alívio ao impacto para os servidores das altas exorbitantes dos planos administrados pela Unimed Seguros na capital e outras 15 cidades. Na Justiça Eleitoral os servidores e servidoras visam destravar o debate sobre a garantia de assistência médica e odontológica contratada pelo Tribunal.

Na Justiça do Trabalho, a categoria luta contra a quebra da isonomia no pagamento do subsídio e do auxílio, e também houve reajuste muito acima da inflação e piora nos serviços oferecidos pela nova administradora, a HapVida. Manifestação da categoria está convocada para acontecer no próximo dia 21 (quinta-feira), a partir das 13h30, concomitantemente nos fóruns Ruy Barbosa e da Praia Grande, com possibilidade de participação também em sala virtual do Zoom (clique aqui). Após a divulgação e intensificação da coleta de assinaturas ao abaix0-assinado movido pelo Sindicato, a presidência do Tribunal anunciou na última sexta-feira que usará as sobras orçamentárias para conferir a servidores e magistrados um reajuste no subsídio na folha de pagamento deste mês. A diretoria do Sintrajud destaca que o ato está mantido porque não está assegurada a isonomia na distribuição dos recursos.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM