Dirigente do Sintrajud e caravaneiros participam de audiência da Frente em Defesa da Previdência

24/09/2019 - Luciana Araujo

Fabiano fala à Frente Parlamentar (crédito das fotos: Valcir Araújo)

Com o adiamento da fase final da votação da ‘reforma’ da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário do Senado, os caravaneiros do Sintrajud aproveitaram o dia de hoje para intensificar o diálogo direto com parlamentares a fim de virar votos contra a proposta de emenda constitucional 6/2019. O dirigente do Sintrajud e da federação nacional da categoria (Fenajufe) Fabiano dos Santos acabou sendo convidado a compor a mesa da audiência pública convocada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, realizada nesta tarde.

Fabiano e os demais dirigentes e servidores que estão em Brasília acompanhando as atividades contra a ‘reforma’ ressaltaram como a mudança reduz salários, dificulta o acesso ao direito de aposentadoria e afeta negativamente até mesmo quem já está aposentado ou é pensionista.

“Nossa exposição girou em torno dos números fraudulentos sobre a Previdência que foi recentemente divulgado em estudo da Unicamp pela revista ‘Carta Capital'”, esclareceu Fabiano ao final da reunião (assista ao vídeo abaixo).

O Sintrajud, a Fenajufe e a CSP-Conlutas, central sindical à qual o Sindicato é filiado, integram a Frente Parlamentar na condição de entidades apoiadoras, assim como outros sindicatos da categoria. A reunião de hoje debateu os impacto das mudanças no sistema de Previdência sobre as vidas dos trabalhadores. O coordenador nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates (conhecido como ‘Mancha’) também compôs a mesa de debates da atividade, falando sobre como a ‘reforma’ vai prejudicar ainda mais os trabalhadores mais pauperizados do setor privado, além de atacar o funcionalismo público como “privilegiados”.

Senadores paulistas contra os trabalhadores

Servidores e o senador Major Olímpio, que mantém voto contra trabalhadores.

Procurados na parte da manhã, dois dos três senadores paulistas reafirmaram o compromisso com o governo para votar em favor da PEC 6/2019. Major Olímpio (PSL/SP), ex-policial militar que construiu sua carreira política defendendo os direitos da categoria e contra as ‘reformas’ previdenciárias ocorridas desde 2003, votou favoravelmente à proposta do governo composto pelo seu partido na CCJ do Senado e reafirmou que o fará novamente em plenário.

No gabinete da senadora Mara Gabrilli.

A reunião com assessoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) foi muito cordial, mas não ficou firmado compromisso contra a ‘reforma’. Os dirigentes e servidores não conseguiram se reunir com o senador José Serra (PSDB/SP).

Além dos diálogos com senadores e participação na reunião da Frente Parlamentar, os caravaneiros do Sintrajud vão acompanhar os julgamentos do direito à indenização pelo descumprimento da data-base, marcado para esta quarta (25) no Supremo Tribunal Federal, e do direito à incorporação dos quintos relativos ao exercício de função comissionada ou cargo em comissão entre 1998 e 2001. Entre as atividades da caravana estão também uma reunião do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do seminário sobre igualdade e participação feminina no Judiciário, que acontece no dia 27, no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça.

Além de Fabiano, participam da caravana desta semana a diretora do Sintrajud Maria Ires Graciano Lacerda, os aposentados Maria Helena Garcia Leal, Akiko Akiyama, Márcio Arnaldo Guimarães Lóis, além dos oficiais de justiça Matilde Gouveia, Ana Lúcia Prado Garcia (que chega amanhã) e Marcos Trombeta (que chega hoje à noite na capital federal).

Assista ao vídeo no qual Fabiano fala sobre sua participação na audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social