Diretores do Sintrajud participam de curso sobre comunicação sindical e popular na era das fake news

21/11/2022 - Redação
Evento anual do Núcleo Piratininga de Comunicação promove debate sobre processo de construção e reforço das notícias falsas

Diretores do Sintrajud participaram na semana passada do 28º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, principal referência de formação e comunicação sindical e popular do país.

O curso é um espaço de debate e trocas de experiências entre sindicatos, movimentos populares e jornalistas com o objetivo de preparar os participantes para enfrentar, em especial, os desafios colocados pelas novas mídias digitais.

Da esq. para a dir.: os diretores do Sintrajud Fabiano dos Santos e Anna Karenina, o jornalista Hélcio Duarte, a diretora Claudia Sperb, a coordenadora do NPC Cláudia Santiago e a diretora do Sintrajud Maria Ires Lacerda.

Um dos palestrantes foi o jornalista do Sintrajud Helcio Duarte, que abordou o papel da comunicação sindical frente às mídias ultraconservadoras.

Para a diretora Anna Karenina, o curso do NPC é indispensável para compreender a conjuntura e reforçar o combate às fake news. “Entender o processo de construção e a rede de apoio das fake news nos ajuda a refutá-las de forma mais objetiva”, disse a diretora.

O curso abordou também o papel dos algoritmos das redes sociais na formação das chamadas “bolhas de pensamento”, reforçando a veiculação de notícias falsas como sendo verdadeiras.  “Disputar as consciências por meio de dados e com uma linguagem adequada é um dos caminhos que temos de trilhar para chegarmos ao maior número possível de pessoas”, acrescentou Anna.

Além dela, participaram do curso o diretor Fabiano dos Santos, Cláudia Sperb e Maria Ires Lacerda.