Diretor do Sintrajud ministra palestra sobre as lutas sociais durante o terceiro mandato do governo Lula

09/05/2023 - Giselle Pereira
Fabiano dos Santos, que também é diretor da Federação Nacional (Fenajufe), abordará as novas formas de exploração neoliberal e o novo modelo de estado.

O diretor irá compor uma das mesas do evento “Terra em Transe” – Lula 3 e as Lutas Sociais, promovida pelo Instituto Central de Ciências (ICC), da Universidade de Brasília (UnB). A atividade será no próximo dia 10 de maio, no Anfiteatro do ICC e ocorrerá a partir das 9 horas.

A atividade propõe discutir a conjuntura neoliberal e o contexto econômico internacional de inflação e guerra. Além disso, o cenário do Brasil de um neoliberalismo ainda mais exclusivo que se articula com racismo e as agendas patriarcais. De modo geral, o debate destaca os desafios da classe trabalhadora no governo Lula. A programação inclui grupos temáticos e cinemateca.

Serão realizadas duas mesas temáticas: “As mutações do neoliberalismo e as lutas” e “Formas de precarização do trabalho e a perda dos direitos sociais”. Ainda sobre a programação, na Cinemateca será exibido “Peões”, filme documentário brasileiro de 2004, dirigido por Eduardo Coutinho que traz a classe trabalhadora do ABC paulista, composta principalmente por metalúrgicos, que realizaram as principais greves no Brasil.

Atuando como dirigente sindical há quase uma década, Fabiano dos Santos também discutirá o processo de reorganização produtiva nos serviços públicos, reforma administrativa e novas formas de contratação; e terceirização e crowdsourcing (terceirização autônoma).