‘Direito e Ideologia’ será o tema de minicurso neste sábado, 15


12/09/2018 - Shuellen Peixoto

O segundo encontro do minicurso de formação sobre Filosofia Crítica do Direito acontece neste sábado, 15, às 10 horas, no hotel São Paulo Inn (Largo de Santa Efigênia, 44, Centro). Desta vez, o tema será Direito e Ideologia, com a presença do professor da Unifesp Mauro Luis Iasi. Os interessados devem fazer a inscrição até às 18 horas desta quinta-feira, 13.

Inscreva-se aqui

O minicurso, dividido em três encontros, é uma iniciativa do Sintrajud para promover formação crítica na área do Direito. Para o primeiro encontro foi convidado o professor aposentado da Unicamp Márcio Bilharinho Naves, que desenvolveu uma análise do Direito a partir da leitura das obras dos filósofos Karl Marx e Friedrich Engels, e do jurista Evgeni Pachukanis. A atividade ocorreu no dia 1º de setembro (assista na íntegra aqui).

No dia 29 será o último encontro, com o tema O Estado e a crítica do Direito, e com a presença do professor da USP Flávio Batista.

O Sindicato obteve junto aos tribunais a aceitação do certificado de participação no curso entre os programas de formação que asseguram aos servidores o direito ao Adicional de Qualificação.

O curso será transmitido ao vivo pela página do Sintrajud no Facebook.

 

Minicurso Filosofia Crítica do Direito

Tema: Direito e Ideologia

Quando: 15 de Setembro, às 10h

Onde: Hotel São Paulo Inn (Largo de Santa Efigênia, 44, Centro)

Facilitador: Mauro Luis Iasi – É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), educador popular e coordenador do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio e também colunista do Blog da Boitempo. Graduado em História pela PUC/SP e Doutor em Sociologia pela USP. Concentra sua atenção atualmente nos seguintes temas: ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado. Também é autor dos livros Processo de ConsciênciaO Dilema de Hamlet – O Ser e o Não Ser da ConsciênciaEnsaios Sobre Consciência e EmancipaçãoAs ruas: poemas e reflexões pedestres, entre outros artigos.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM