Dia Nacional do Oficial de Justiça é comemorado com luta


25/03/2022 - Redação
Sintrajud parabeniza o segmento, que se mobiliza pelo reajuste da indenização de transporte.

 

O Sintrajud parabeniza os colegas oficiais de justiça pelo seu Dia Nacional, comemorado nesta sexta-feira, 25 de março.

Trabalhadores cuja função é imprescindível para o funcionamento do Poder Judiciário e para levar justiça à população, os oficiais vêm enfrentando difíceis desafios nos últimos anos.

A pandemia intensificou os problemas relacionados à segurança e às condições de trabalho do segmento, que acabou apresentando a maior taxa de mortalidade pelo novo coronavírus entre os servidores do Poder Judiciário no país.

A manutenção de atividades presenciais sem a garantia de adequadas condições sanitárias (ainda que restritas no início da pandemia) e depois a pressão por ampliar este modelo, a cobrança pelo cumprimento de mandados em meio ao isolamento social, a falta de equipamentos de proteção individual e outras dificuldades caracterizaram o relacionamento entre os oficiais e as administrações dos tribunais nesse período.

No TRF-3, por exemplo, a Central Unificada de Mandados (Ceuni), impôs carga adicional de mandados para oficiais que tiveram de permanecer temporariamente em trabalho remoto na pandemia. O Sindicato vem atuando para reverter essa determinação.

Mobilização

Neste 25 de março, os oficiais se mobilizam pelo reajuste da indenização de transporte, congelada pelo menos desde 2015 e ainda mais defasada com a atual escalada de preços dos combustíveis. Piorando a situação, os tribunais ainda limitaram o benefício durante a pandemia, restringindo o pagamento aos dias de diligências presenciais. Embora os veículos pessoais usados no trabalho cotidiano continuem precisando de manutenção permanente e os preços dos combustíveis tenham atingindo níveis altíssimos (leia mais aqui sobre a mobilização).

Os oficiais também integram a mobilização unificada do funcionalismo público federal na luta contra o congelamento salarial, que já levou mais de 20% dos salários somente nos três anos de governo Bolsonaro.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM