Dia 10 de agosto: trabalhadores de todo o país vão às ruas dizer Basta!

03/08/2018 - Shuellen Peixoto

O dia 10 de agosto deste ano promete dar um novo fôlego às manifestações contra os ataques dos governos federal, estaduais e municipais, e também nas lutas dos trabalhadores do setor privado. Batizada pelas centrais sindicais que convocam manifestações em todos os estados do país como “Dia do Basta!”, a jornada unificada vai destacar reivindicações diversas.

A reforma trabalhista e a manutenção da reforma da Previdência na pauta do mercado, governos e candidaturas do status quo; a política de preços dos derivados de petróleo; e a privatização de estatais como a Eletrobrás estarão na pauta. Junto com a luta pelo direito à negociação coletiva e respeito à data-base nos serviços públicos, a revogação da Emenda Constitucional 95 e a defesa do emprego, do funcionalismo das aposentadorias e dos direitos trabalhistas.

O Sintrajud e a CSP-Conlutas estão participando das articulações para a data. E em São Paulo o Sindicato vem sediando a retomada do Fórum dos Servidores Públicos Federais, para reunir as categorias do funcionalismo da União e buscar unidade também com servidores estaduais, municipais e funcionários das estatais com vistas à realização de mobilizações e atividades que fortaleçam as reivindicações de todos.