Debate sobre impacto do arcabouço fiscal no setor público abre semana de mobilização nesta segunda (2)


02/10/2023 - Helcio Duarte Filho
Evento terá transmissão ao vivo, às 17h; nesta terça (3), haverá atos em SP, com concentração na JF na Pedro Lessa, e em outras dezenas de cidades do país.

Debate sobre os impactos do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços públicos e dos servidores, ao final da tarde desta segunda-feira (2), abrirá a jornada de mobilizações da campanha salarial do funcionalismo federal, nesta primeira semana de outubro de 2023. Estão previstas atividades até sábado (7), quando acontecerá uma plenária conjunta dos servidores, em Brasília.

O evento está marcado para começar às 17 horas, será presencial em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube e pela página no Facebook do Fonasefe, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, do qual a federação nacional (Fenajufe) e o Sintrajud participam.

O debate sobre o arcabouço fiscal, que contém as novas regras aprovadas pelo governo Lula para a política fiscal do país, é organizado pelo Fonasefe. 

Estão convocados atos para esta terça-feira (3) em dezenas de cidades do país. Também haverá paralisação em determinados setores do funcionalismo. As manifestações deste dia, no qual a Petrobrás completa 70 anos, envolvem uma aliança com entidades sindicais de trabalhadores das estatais. 

Na capital paulista, a manifestação em defesa dos serviços públicos, das estatais e contra as privatizações será em frente ao Fórum Pedro Lessa da Justiça Federal, na Avenida Paulista, 1682. Essa jornada de lutas busca impulsionar a campanha salarial para cobrar a recomposição das remunerações e enfrentar uma política fiscal que asfixia os serviços públicos.

Como será a semana de mobilização

02/10 – Live do Fonasefe sobre o impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores públicos, com transmissão a partir da sede do Andes – SN, às 17h;

03/10 – Dia Nacional de Paralisação com Mobilização na Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. Atos nos estados e em SP;

04.10 – Vigília no MGI pela inclusão dos servidores no orçamento e negociação já! Além disso, deve haver mobilizações de pressão aos parlamentares;

05.10 – Continuidade das atividades do dia anterior e buscar realização de audiência pública contra a PEC 32;

07.10 – Plenária presencial dos servidores públicos federais em Brasília, em que será debatida a possibilidade de greve do funcionalismo federal.





TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM