Curso “Feminismo Negro e o pensamento de Lélia Gonzalez” acontece neste sábado, 31


28/07/2021 - Shuellen Peixoto
Atividade organizada pelo Coletivo de Mulheres do Sintrajud será às 14h, na plataforma Zoom.

Neste sábado, 31 de julho, às 14h, acontece mais uma etapa do ciclo de formação organizado pelo Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis . O curso “Feminismo Negro e o pensamento de Lélia Gonzalez”, acontecerá na plataforma Zoom, e é parte das atividades que marcam o Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela, o 25 de julho, data que além de dar destaque às desigualdades de gênero e raça vivida na América Latina, também resgata a história da primeira mulher a comandar um quilombo.

Clique aqui para inscrever-se.

Assim como as atividades anteriores que vem sendo realizadas pelo Coletivo de Mulheres, o curso é uma forma de proporcionar debates e formação política sobre feminismo classista e a luta das mulheres. Desta vez, a atividade será sobre o feminismo negro, que aponta a necessidade de reconhecer que o racismo se impõe como sistema discriminatório fundamental em sociedades como a brasileira, alijando a parcela negra da população do acesso a direitos e tornando desigual a vivência de ser mulher.

O curso será conduzido pela psicóloga Alice Carvalho, que é integrante do Coletivo Ecoar – Juventude Ecossocialista e da Juventude Negra Feminina de Santa Maria (JuNF). A atividade teria a presença da servidora Helena Pontes, que precisará ausentar-se por motivos de força maior.

A atividade será voltada para as servidoras, estagiárias, trabalhadoras terceirizadas que atuam nas unidades judiciárias e funcionárias do Sindicato. Participe!

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM