CSP-Conlutas: Esquerda deve repudiar prisão do ex-ativista Césare Battisti


15/01/2019 - helio batista

Escoltado por policiais, o ex-ativista político e escritor, Cesare Battisti, desembarcou nesta segunda-feira, às 11h47 (no horário de Brasília, às 8h47) no aeroporto de Ciampino, em Roma, Itália.

Battisti foi preso na noite de sábado (12) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia numa ação combinada das polícias boliviana, brasileira e italiana. Em dezembro, ele havia pedido asilo político ao governo boliviano de Evo Morales.

No momento da captura, ele caminhava sozinho pelas ruas da cidade. Não resistiu à prisão.

Na Itália, o governo do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, orientou o fechamento de acessos e um forte comboio de segurança para levá-lo a um presídio, que antes seria na periferia de Roma, onde deveria ficar numa ala de segurança máxima pelos primeiros seis meses em isolamento, segundo o jornal “Corriere della Sera”. Entretanto, foi anunciado há pouco que ele será levado para uma prisão em Oristano, na Sardenha, onde “a segurança é garantida da melhor maneira”, anunciou o Ministério da Justiça italiano.

Nas redes sociais, Battisti foi taxado de “assassino comunista” pelo vice-primeiro ministro da Itália, Matteo Salvini.

Segundo o dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes, a Central é contra a prisão e extradição do ex-ativista. “A prisão de Battisti é um duro ataque para a história da luta de classes. Isso mesmo, e independente de termos acordo ou não com esse ou aquele método utilizado na luta da classe trabalhadora, no atual contexto, esse fato está sendo utilizado como “um troféu” dos governos burgueses e de ultradireita de plantão, como Bolsonaro e o governo italiano de Salvini”, disse o dirigente.

Atnagóras reforça que é um escândalo vermos esse “bode expiatório” sendo entregue pelas mãos do governo boliviano de Evo Morales. “Dito de esquerda, nesse episódio se colocou como agente subserviente da consumação dessa perseguição política”, ressaltou.

A CSP-Conlutas afirma a solidariedade e apoio a todos que lutaram, e aos que ainda lutam, em defesa do socialismo e contra a sociedade capitalista. Nesse marco, a Central convoca a todos os trabalhadores do mundo, do Brasil, da Bolívia, da Itália, em especial, a rechaçarem a extradição e prisão de Battisti e a desenvolver uma ampla campanha em sua defesa e contra essa, conhecida, fraude processual que o envolve e visa condená-lo.

A CSP-Conlutas divulgou nota sobre o caso. Leia na íntegra:

 

Moção de solidariedade a Cesare Battisti e repúdio a sua prisão

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM