Creche do TRT-2: Berçário Ternura, Risos e Travessuras completa 35 anos recebendo crianças com amor


09/06/2025 - Niara Aureliano
Matrículas estão abertas a qualquer tempo e devem ser feitas por requerimento via Proad; local é reconhecido pela boa qualidade de infraestrutura, profissionais e como modelo para o Judiciário Federal

Em setembro de 2019, mães, pais e filhos em luta pela manutenção da creche do TRT-2. Foto: Joca Duarte

“Crianças precisam muito do nosso carinho, dedicação e amor. E aqui temos tudo isso! Todo mundo precisa conhecer nosso espaço”, iniciou a chefe da Seção de Administração dos Serviços do Berçário Ternura, Risos e Travessuras, a creche do TRT-2, Claudia Renata Amador Alves.

Já são 35 anos de existência da creche do TRT-2, recebendo filhos de servidores e magistrados do Trabalhista, desde 28 de maio de 1990. Hoje funciona em imóvel anexo ao Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda. É sentimento geral a tranquilidade de mães e pais que deixam seus pequenos no local para desempenharem suas atividades.

A imprensa do Sintrajud conversou com o servidor do Trabalhista Eduardo Galindo, pai da menina Yolanda, que utiliza a creche desde os cinco meses e meio, e a chefe do berçário Claudia Alves, servidora que trabalha na unidade desde 2000, está há quase 9 anos na função de chefe e que reafirma, sempre que pode, o quanto o espaço é lotado de amor.

Galindo, que é pai e membro da Associação dos Servidores e Magistrados Contribuintes para a Manutenção do Berçário, contou da estrutura da creche e da diferença que faz para os pais e mães trabalhadores ter o espaço, que é modelo para o Judiciário Federal, como local de segurança e cuidados com sua pequena.

Modelo para o Judiciário Federal

Com horário de funcionamento entre 8h e 19h30, recebe crianças com idade entre 5 e 36 meses, sendo permitida a permanência da criança até o final do ano em que ela completa três anos. Basta fazer a inscrição por requerimento via Proad, a qualquer momento, para garantir a vaga do pequeno.

Toda semana, aulas de capoeira, inglês e musicalização engrandecem a experiência dos infantes. Quinzenalmente, aulas de culinária e oficina de reciclagem expandem suas habilidades. Mensalmente, atividades lúdicas com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. “Em maio, por exemplo, em sessão

Yolanda, filha do servidor Eduardo Galindo, durante comemoração dos 35 anos da creche do TRT-2. Foto: Sergio Moura/Secom TRT-2

de bioterapia, contaram com galinha, gato e passarinho para ampliar, com sensibilidade, a vivência e interação com animais”, recordou Galindo. A partir da utilização do serviço, mães e pais também ampliam os laços de amizades no Tribunal.

A estrutura da creche, recentemente atualizada, conta com brinquedos e cozinha novos. Mais um ponto positivo é o respeito às dietas específicas. “A minha filha não come carne, uma amiguinha não consome lácteos e derivados. Então tem muito respeito à alimentação, tudo bem anotado e exposto pra ser seguido conforme orientação dos pais”, relatou o pai. Yolanda, neste mês de junho, completará 2 anos na creche do TRT.

O berçário do TRT-2 inspirou serviços similares no TST, STJ, CNJ e STF.

Chamado de amor 

Claudia Alves, a chefe do setor,  enfatizou o orgulho de fazer o que faz. Ela, que ingressou no TRT-2 em 1992, é formada em jornalismo e atuou na Comunicação do Tribunal. Em 2000, foi designada para atuar na creche. Dia após dia dedica-se a construir na creche do TRT um espaço de amor, como ela definiu. “O amor é o principal, tem também a dedicação. Aqui nos consideramos uma grande família, pela doação de cada uma aos pequenos filhos dos servidores e magistrados do Trabalhista”, disse.

Ela explicou que o local conta com três pedagogas contratadas pela Associação dos Servidores e Magistrados Contribuintes para a Manutenção do Berçário, 6 servidoras, 5 auxiliares de creche terceirizadas, 4 funcionárias terceirizadas para as funções de copa/cozinha, 4 funcionárias terceirizadas na função de limpeza e segurança.

“A creche está aberta para que os servidores venham conhecer a gente, nosso serviço, nosso espaço. O que vivemos aqui é amor puro. Ver a criança crescer, se desenvolver. Cada uma de nós aqui somos apaixonadas pelo que fazemos”, disse entusiasmada.

Entre as diversas atividades integrativas, no dia 18 de junho, a partir das 18h, mães, pais e filhos farão a festa no Arraiá do Berçário Risos e Travessuras.

Luta para manter a creche

“Foi luta atrás de luta dos servidores, Associação, Sindicato para manter a creche em funcionamento”, Galindo registra. Em setembro de 2019, por meio de ofício, a então presidente do TRT-2 Rilma Hemérito suspendeu as inscrições para a creche, alegando problemas orçamentários. Indignados pela perda de uma creche de tão alta qualidade, que garantia o benefício emocional e laboral de manter os filhos próximos e, em mãos, um estudo orçamentário que demonstrava não haver majoração financeira no orçamento do Tribunal com a manutenção do berçário, argumentavam junto a desembargadora.

O desfecho ficou a cargo da luta das servidoras e servidores, da Associação de Mães e a petição que recolheu mais de duas mil assinaturas, Amatra-2 e Sintrajud, com atos, assembleias e publicação da Carta Aberta em Defesa da Creche no TRT-2. O Sindicato entrou com recursos e pedidos de reconsideração à administração à época, que negou sucessivamente rever a decisão. As negativas impuseram ao Sintrajud a necessidade de cobrar judicialmente atenção ao regulamento do próprio Tribunal – reivindicação que chegou ao Órgão Especial do TRT. O Sindicato impetrou mandado de segurança, que obteve decisão liminar favorável em grau de recurso contra entendimento do relator.

O berçário foi fechado em março de 2020, devido à pandemia de covid-19. Passada a fase mais crítica da pandemia, a categoria junto ao Sindicato se manteve mobilizada para impedir o encerramento do serviço. A então presidente do TRT-2 Beatriz de Lima Pereira firmou compromisso com o Sindicato, a Associação de Magistrados (Amatra-2) e a Associação de Mães e Pais e as inscrições da creche foram reabertas. De lá para cá, mais vitórias: horário de funcionamento e idade das crianças atendidas ampliados, com o objetivo de democratização o acesso.

Por todo o exposto, os servidores reforçam o convite para que mães e pais servidores e magistrados do TRT-2 conheçam o Berçário Ternura, Risos e Travessuras e matriculem seus filhos.

“Nossa creche é especial! Que todos tenham a oportunidade de conhecer!”, encerrou Claudia.

Mais informações no Portal do Servidor/do Magistrado, na intranet. Servidores e magistrados de todos os fóruns, e também da segunda instância, podem utilizar o serviço do Berçário Ternura, Risos e Travessuras. O local é aberto a visitação, mediante agendamento. Entre em contato: creche.rb@trt2.jus.br ou 3525-9206

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM