Covid volta a afetar JEF/SP e Sindicato reitera cobrança de responsabilidade sanitária

22/06/2022 - Luciana Araujo
Sintrajud já apresentou requerimento demandando regras de unidade de saúde para funcionamento do Juizado, que expõe servidores e usuários ao tratar burocraticamente a alta da incidência do vírus.

Em pouco menos de 45 dias, o Juizado Especial Federal da capital do estado vive um novo surto de covid-19. Somente nesta quarta-feira, 22 de junho, o Sindicato foi notificado que ao menos quatro servidores testaram positivo para a síndrome derivada do novo coronavírus. O Sindicato vai reiterar os pedidos feitos no último dia 13 de maio, quando recebeu as primeiras notificações de outros dois casos de contágio no prédio.

Em reunião com o presidente do JEF, juiz Carlos Alberto Navarro Perez, no dia 23, a direção do Sintrajud ressaltou o risco de manter o prédio – que recebe diariamente centenas de pessoas adoecidas e com comorbidades para realização de perícias – sem o cumprimento de regras de segurança sanitária análogas a ambientes hospitalares.

Na reunião do dia 23, o posicionamento da administração foi de que, além da liberação de trabalhadores contaminados por dez dias e limpeza dos setores onde esses servidores trabalham, seriam mantidas o que seriam orientações do erviço de Saúde da JFSP.

A diretoria do Sintrajud ressaltou que a limitação da exigência de uso de máscara às salas de perícias contraria a  própria recomendação do Núcleo de Saúde da Justiça Federal (Nusa), mas o presidente do JEF afirmou que esta seria a orientação da Diretoria do Foro e que teria sido ratificada pelo Núcleo de Saúde.

As unidades judiciárias não oferecem ventilação adequada, não há equipes suficientes para higienização das áreas recomendadas a cada atendimento e as barreiras de acrílico não têm impedido as infecções.

O Sindicato segue cobrando a responsabilidade das administrações da Terceira Região com o efetivo controle sanitário, ressaltando que a retomada do expediente presencial é uma irresponsabilidade sanitária que favorece as contaminações.